Minha Relaçao de Afeto

Minha relação de afeto com minha avó italiana, a querida Vó Honorina, é uma das mais especiais e profundas que já tive o prazer de vivenciar. Ela nasceu em Nápoles, na Itália, uma cidade rica em cultura e tradição, e trouxe consigo todo o encanto e sabedoria de suas raízes.

Desde cedo, pude perceber a essência única de minha avó italiana. Seu jeito acolhedor e amoroso sempre me transmitiu uma sensação de segurança e conforto. Ela era a personificação do calor familiar, sempre com um sorriso gentil e uma palavra de carinho para oferecer. Seu abraço era capaz de dissipar todos os problemas e me tranquilizar de imediato.

Uma das lembranças mais marcantes que tenho de minha avó Honorina é o aroma inconfundível de suas deliciosas refeições italianas. Ela dominava a arte da culinária com maestria, e cada prato preparado por ela era uma verdadeira obra-prima. A massa fresca com molho de tomate caseiro, os risotos e os doces irresistíveis — tudo era feito com tanto amor e dedicação, o que tornava cada refeição uma experiência inesquecível.

Além de sua habilidade na cozinha, minha avó italiana era uma contadora de histórias nata. Sentávamos ao seu redor, encantados, enquanto ela nos envolvia em narrativas fascinantes sobre a Itália e sua própria vida. Ela compartilhava memórias de sua infância em Nápoles, ilustrando com detalhes vívidos as paisagens deslumbrantes, os costumes e as tradições da terra natal.

Entre as histórias mais emocionantes que ela nos contava, estavam aquelas relacionadas à sua própria jornada de emigrante. Ela falava com orgulho sobre o corajoso passo que deu ao deixar seu país para construir uma nova vida em terras estrangeiras. Sua coragem e determinação inspiravam a todos nós, e nos faziam apreciar ainda mais sua presença em nossa família.

Ao longo dos anos, minha avó Honorina também se tornou minha confidente e conselheira. Ela sempre estava pronta para ouvir minhas preocupações, compartilhar sua sabedoria e apoiar-me incondicionalmente. Suas palavras sábias e sua perspectiva única ajudaram-me a superar desafios e a encontrar clareza em momentos de confusão.

Infelizmente, minha avó italiana já não está mais conosco, mas seu legado de amor, resiliência e história vive em nossos corações. Sua presença deixou uma marca indelével em minha vida e na de toda a família. Ela nos ensinou o valor da família, a importância de manter as tradições vivas e o poder transformador do afeto verdadeiro.

Minha avó Honorina, a italiana de Nápoles, será para sempre lembrada como uma mulher extraordinária, cujo afeto e dedicação por sua família transcenderam gerações. Sua influência continua a moldar minha vida, reforçando a importância do amor, respeito e conexão entre as pessoas. Sou imensamente grato por ter tido a oportunidade de compartilhar momentos preciosos com ela e por carregar sua herança italiana com orgulho e gratidão.

Vera Salbego