RONALDO, MESSI E NEYMAR: SEGUIR PARA QUÊ?

Cristiano Ronaldo tem 621 milhões de seguidores. Lionel Messi 499 e Neymar 221 milhões

Juntos, somam mais de um bilhão de seguidores que deve dar mais ou menos 10% da população mundial. Simplesmente surreal.

As redes sociais são realmente um gigantesco fenômeno na história da humanidade. Não se pode negar a força avassaladora que elas tem entre as pessoas. É como se fossem um mundo dentro de outro mundo.

De pessoas totalmente desconhecidas até às grandes estrelas esportistas citadas acima, elas vieram definitivamente para ficar e revolucionar.

Mas, o que será que as pessoas podem ganhar com todo esse emaranhado e fenômeno tecnológico?

Bem, os famosos muita coisa. Já a esmagadora maioria da população que segue essas pessoas sem o mínimo de critério possível, muita pouca coisa.

É impressionante como grande parte dessas celebridades sejam elas cantores , artistas, esportistas, etc, não contribuem e não acrescentam em quase nada na vida das pessoas. "Ah, mas fulano tem uma Fundação que ajuda muita gente carente. Ah, mas beltrano tem um Instituto que investe nos esportes. Ah, mas sicrano ajuda o hospital X, E, Z. E assim, os defensores dos recordistas do Instagram e de outros famosos, poderiam argumentar contra quem os criticassem.

Pode até ser verdade que muitos deles tenham atitudes altruístas, mas se comparado ao retorno que recebem com isso não é praticamente nada. Eles poderiam fazer muito mais com o nome que tem com apenas "meia dúzia de palavras" postadas

Poderiam, por exemplo, fazer um post falando a respeito do abuso infantil, das guerras que vem acontecendo ao redor do mundo, da corrupção em seus países de origem, do tráfico de drogas que destrói inúmeras famílias, das questões climáticas, da fome, miséria (principalmente nos países africanos) etc. Já imaginaram o alcance e a repercussão mundial que isso teria?

Mas não! O que se vê em suas contas do Instagram (ok, é um direito deles) são fotos e mais fotos narcisistas em uma espécie com o intuito de promover a própria idolatria e os lucros. Nada de críticas às injustiças e canalhice política, nada de falar sobre tráfico internacional de bebês, órgãos, drogas, etc.

"Ah, mas isso não é obrigação deles, diriam muitos." Obrigação não é mesmo, mas espera-se pelo menos um pouco mais de engajamento de quem recebe além de idolatria, "rios e rios de dinheiro" graças aos que vão lá, clicam em seguir e os seguem, certo? Sim!

Por isso, fica a pergunta do título: seguir para quê?🤔

Danilo D
Enviado por Danilo D em 18/02/2024
Código do texto: T8001574
Classificação de conteúdo: seguro