A arte

Arrisco-me a dizer que somos fruto da arte.

Pode parecer uma fútil presunção? Talvez uma nítida inverdade? Ou um devaneio tolo? Quiçá?

Mas, há de se destacar com toda a razoabilidade, que a arte molda e moldou o mundo.

Como é possível pintar uma pintura, sem nunca ter visto uma antes?

É sempre preciso ter tido a primeira. Como foi concebida? Claro que na luz a atualidade, é até infantil e cômico realizar tal questionamento. Mas, contudo é preciso lembrar que nas pinturas rupestres, há representações vívidas e “reais” de animais, caçadas em grupos, impressões de mãos humanas e demais simbologias pictográficas icônicas além de viagens alucinógenas mentais. Devaneios que pregam peça em nossa mente.

O fato claro é que arte representa alguma coisa no mundo. E isto vai de um ser físico corpóreo, como um animal, uma paisagem, um símbolo abstrato, enfim é sempre alguma coisa que inquieta, inspira e promove sensações diversas dentro do artista (pintor), e que este responde na forma de uma pintura ou mesmo uma escultura. A arte é sempre algo carregado de significado, é icônica e simbolicamente entendível para a sociedade que a gerou. É preciso elevado poder de abstração, comunicação e representatividade para conceber uma obra de arte.

A arte é fruto de experiências oníricas e estados alterados de transe, na qual nossa consciência foi submetida e acometida desde os tempos remotos, na gênese da espécie homo sapiens.

É muito possível que sim.

Haja vista que nada é concebido per se. E há indubitavelmente uma fortíssima suspeição, diria; que todo o conhecimento humano, é sagaz fruto da experiência, sendo esta num estado natural dialético a priori. Constituindo-se em um processo vital de aquisição gradativa de saber. Contudo não se deve relegar a herança biológica (genética) presente.

Transladando estes aspectos para o campo da arte, é possível afiançar que ela (a arte), é uma expressão pura a vivaz da capacidade humana posta sob o prisma do conhecimento e da razão imaginativa.

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 18/02/2024
Código do texto: T8001534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.