MISTÉRIO DOLOROSO.

Mãos hábeis, dedos ligeiros nas contas do terço, ave Maria seguidas vezes, depois, o pai nosso e os mistérios, o terço divide-se em doloroso, gozoso e glorioso, cinquenta ave Maria e dez pai nosso em cada mistério, e tudo se repete e repete sucessivamente. Lábios trêmulos, em alguns olhares, lágrimas caindo mansas, suaves, teimosas em outros. A reza foi iniciada com agradecimentos e oferecimentos, cada um com o seu pedido. Família reunida, embora ainda falte alguns membros importantes do seleto grupo, a maioria se faz presente. Inicia-se o primeiro mistério doloroso, a agonia de Jesus no horto das oliveiras... Lembro-me da minha avó rezando, Deus a recolheu há quase um mês, ela era a primeira a chegar nos terços da família, foi quem iniciou e ensinou a todos a rezarem. Minha avó conhecia todos os mistérios do Rosário de cor, o terço todinho de ponta a ponta, até dormindo ela rezava. Quantas saudades da minha querida avó.

Sou um ouvinte atento, sentado em um canto qualquer, observando as crianças, "uma benção", correndo dentro de casa para todo lado, três pequenas e alegres almas, com uma disposição sem igual. Enquanto a família está na sala, eles correm nos outros cômodos da casa, alegria em seus rostos com certeza não falta. Como eu disse no início, sou um ouvinte atento, respeitoso, embora professando outra religião, respeito a liturgia católica, a fé e devoção de cada um deles. Como estou de passagem pela casa da mãe, e hoje, décimo terceiro dia do segundo mês do ano de 2024, a casa escolhida para rezarem foi a da minha mãe. Achei deselegante sair, mesmo o terço não sendo parte da minha doutrina litúrgica, ouço silencioso, registrando esse momento devocional nas palavras dessa crônica.

É período de carnaval no Brasil, muitos estão pelas ruas, a maioria, bebendo, dançando, se drogando, matando a alma com as ofertas venenosas da carne, poucos são aqueles que sabem se divertir sem extravagância. Ainda mais poucos os que estão buscando Deus, seja através de um culto, de uma missa ou mesmo o terço rezado como este, ou um retiro espiritual. Vivemos momentos difíceis no Brasil e no mundo, de guerras para todos os lados, batalhas entre nações, polícias a gangues, vidas sendo perdidas pela crueldade alheia, pelas drogas, pelas bebidas, porém, existe um povo aqui, dentro da casa da minha mãe que busca o amor de Deus e seu perdão.

Enquanto muitos estão zombando de Deus por esses carnavais da vida, outros, tais como esses aqui, rezam, oram, jejuam, estão lendo e estudando a palavra de Deus, o que é belíssimo e glorioso. Que bom seria se todos, de alguma forma buscassem a Deus, seja na igreja católica, evangélica ou outra religião, que buscassem a paz, o amor, a fraternidade, bens tão em falta em nosso tempo. O terço está para terminar com a leitura de uma palavra da Bíblia, abraços e lágrimas. Novamente lembro-me da minha vó, de sua voz mansa, de seu olhar acolhedor, tranquila e cheia de paz. Como já é costume em todos os finais de terços promovidos pela minha família, Comes e bebes, risadas, alegria, família reunida, em paz e harmonia como deveria de ser em todas as famílias. Faltou apenas "você vovó", como a senhora costumava dizer, saudades sim meu filho, tristeza não.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 18/02/2024
Código do texto: T8001527
Classificação de conteúdo: seguro