O BOM DIA DE CAMILA

O BOM DIA DA CAMILA

“BOM DIA a todos do grupo me chamo CAMILA e vim aqui pedir uma ajuda para vcs. Estou desesperada no momento tenho um filho pequeno que depende de mim pra ter o que comer estamos passando por muitas dificuldades em casa então vim aqui pedi se alguém poder nos ajudar com um arroz feijão leite, azeite bolachas o que poderem e o que estiver sobrando em casa e quiser nos ajuda serei muito grata e tão ruim ver um filho pedi e eu não ter o que dar para ele comer aceitamos até um prato de comida pronta se alguém poder nos ajudar obrigado pela atenção que Deus abençoe cada um de vcs.”

Este grito de desespero eu vi postado em um perfil do FACEBOOK- de Rosario do Sul- e não me foi possível ficar alheio ao seu conteúdo.

Não sei quem é Camila mas, isto é de somenos importância, porque no Rio Grande do Sul e no Brasil existem, hoje, milhares de Camilas que não tem o que dar de comer para seus filhos, diante da condição miserável em que vivem.

Chegaram a esta situação, certamente, por alguma cilada da vida, mas, principalmente, porque não terem qualificações que lhe permitem obter um emprego que lhes garanta uma renda mínima suficiente para manter-se a si e a seus filhos.

É, realmente, uma ‘Realidade atroz que a mente esmaga”, como diria nosso brilhante Castro Alves e nos faz pensar que, se pudéssemos, com certeza, ajudaríamos os milhares de Camilas a terem um litro de leite ou prato de feijão com arroz para alimentarem seus filhos.

Mas não temos como ajuda-las ! Vivemos hoje, no Rio Grande do Sul, no Brasil uma paradoxal realidade onde poucos tem muito e muitos não tem nada.

Em qualquer cidade do Brasil, por menor que seja, vemos nas ruas e nas sinaleiras jovens- meninos e meninas-mendigando uma esmola para poderem matar a fome.

Vemos jovens- meninos e meninas – sendo cooptados pelo tráfico de drogas como recursos para obter comida para si e para seus familiares.

Estes jovens-meninos e meninas- não frequentam a escola e quanto atingirem a adolescência já serão operadores deste maldito mercado e, com certeza, serão abatido a tiros de fuzil em alguma briga por disputa de poder e território ou serão mortos em confronto com a polícia.

Com muita sorte, se não morrerem serão mais um número que comporá o universo de 694.644 presos que existem no Brasil o que segundo o INFOPEN nos coloca em 3º lugar, no mundo, em número de pessoas reclusas.

Então, para não me alongar, este é o nosso quadro de misérias, de dores, de angustias, de sofrimento de situações extremas em que vivem milhares de brasileiros e brasileiras com o conhecimento, há muito tempo, dos poderes governamentais que alheios, a esta realidade, continuam governando sem responsabilidade e sem solucionar o verdadeiros problemas do pais que deveriam ser objetos de todos os recursos necessários para que as Camilas tivessem aceso a escola que as preparariam para ter trabalho e renda digno e honestos.

Alheio, paradoxalmente, à realidade das “Camilas” brasileiras o nosso atual governo neste início de ano de 2024 já enviou de 125 toneladas de leite em pó para Cuba e o Ministério das Relações Exteriores informa que serão enviados outras tantas de arroz, milho e soja nas próximas semanas.

Não há adjetivos para classificar-se esta atitude, de nossos governantes.

Quando há tanta miséria em nosso solo, sua Excelência, o nosso presidente prefere ajudar povos com cujos governantes mantém relações afetivas e ideológicas.

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 16/02/2024
Código do texto: T8000221
Classificação de conteúdo: seguro