Gramatiquice

JAMAIS vou negar que sou alguém que não se preocupa com o português escorreito. Ora, como poderia escrever dentro do figurino exigido pela gramatiquice se sempre fui péssimo em gramática e outros babados literários? Além disso, escrevo como falo, é o meu estilo. Por que desfigurar esse estilo para atender à camisa de força da gramatiquice? O texto ficaria sem pé e sem cabeça. Igual ao dos experts em gramatiquice.

Vejam bem, sou um leitor compulsivo de contos, crônicas e romances, mas evito os autores que escrevem difícil, os limitados pela gramatiquice. Sempre lembro o que disse Jorge Amado: “Eu não sei gramática, não consigo aprender, nunca fui bom aluno de gramática e nunca me preocupei com isso”. Se um monstro sagrado da literatura confessa isso é realmente ele escreve gostoso é fácil, como um fichinha como eu iria me preocupar com gramatiquice?

Acho que todos os grandes escritores escreveram fácil e sem ligar pirocas nenhuma para a patrulha da gramatiquice. Então escrevo como falo e na hora que nem caldo de cana, mandando a gramatiquice para a ponte que caiu. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/02/2024
Código do texto: T7999410
Classificação de conteúdo: seguro