Erros de Português? IV

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Um sujeito enviou-me um e-mail dizendo que Jorge Amado teria dito que não estudara nem sabia português, para me convencer de que a minha preocupação era irrelevante. No seu e-mail havia “Vou estar respondendo...”.

Respondi-lhe que os revisores dele sabiam português e que nem eu nem ele éramos Jorge Amado. E que ele precisava, sim, estudar. Bloqueou-me!

- Esses gerundismos são de arrepiar os olhos ou os ouvidos. Por que não escrever “Vou responder...” ou “Responderei...”?

Ouvi o ex-ministro da Defesa dizer, numa reunião com várias pessoas, que todos ali precisavam “sentar na mesa”. Será que todos caberiam? É um erro primário, mas saindo da boca de um ministro é preocupante, não?

- Quem será que percebeu o erro? Quantos sabem que a forma correta é “sentar-se à mesa”? É um erro tão comum como dizer que “esse peixe tem muito espinho”. Quantos sabem que o correto é “peixe com espinha”?

- Mas há situações inexplicáveis. Leio sempre “Vende-se...” que é a forma correta. Não me lembro de ter visto “Se vende...”. Por outro lado, é comum ler “Me faça...” ou “Me diga...” quando deveria ser “Faça-me...” e “Diga-me...”.

- Você tem razão. Anteontem vi no site da Claro duas pérolas: “Me confirme seus dados...” e “Informe o número da linha que deseja atendimento”. Deveria ser “Confirme-me seus dados” ou “Confirme seus dados para mim”.

- Sim. E no outro exemplo, temos uma linha que deseja atendimento. A linha tem vontade própria. Deveria ser “Informe o número da linha para a qual deseja atendimento”.

- Exato. Vi em um site “Informe a loja que comprou a máquina.” Nunca vi uma loja comprar uma máquina. Podia ser “Informe a loja na qual você comprou a máquina”. São erros que mostram problemas com raciocínio.

- Esses problemas de possível falha de raciocínio são mais graves do que “Dá uma dó dela” ou “O mascote desse time é feio”. As pessoas deveriam saber que as formas corretas são “Dá um dó dela” e “A mascote desse time é feia”.

- Dá um dó de quem acha que não precisa estudar nossa língua...

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 14/02/2024
Código do texto: T7998674
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.