Carnaval

"Ô abre alas que eu quero passar

Peço licença pra poder desabafar

A jardineira abandonou o meu jardim

Só porque a rosa resolveu gostar de mim

A jardineira abandonou o meu jardim

Só porque a rosa resolveu gostar de mim..."

Este é um trecho de uma marchinha de carnaval. Mas, o que é o Carnaval? Uma festa popular? Uma festa pagã? Uma festa para todos? Não tenhamos tanta certeza assim. Esta é sim uma festa que mexe com o pais logo após o Natal e a virada do Ano Novo. A rede hoteleira e as empresas de bebidas lucram demais neste período. Um grande feriado que se estende por mais de quatro dias. E para tudo neste país e a festa não para dia e noite. As  rodovias lotadas em direção ao litoral. As rodoviárias lotadas com passageiros indo para os lugares mais distantes. Os aeroportos com suas passagens caras mesmo assim levam turistas para os mais distantes lugares do país. Há quem afirme que o país perde em atraso de crescimento anual pelo menos dois meses pois o ano só começa mesmo após o carnaval. Convenhamos, não é uma festa popular pra todos e mesmo porque nem todos apreciam esta festa assim como também não apreciam o futebol. É alto o custo de fantasias, alegorias e de um camarote no sambódromo não é todo mundo que tem condições financeiras sobrando para acompanhar esta festa. Em um país que atualmente sofre com o crescente desemprego e a alta escalada da pobreza e da miséria não há nada a festejar e nem comemorar. 

"Ô abre alas que eu quero passar

Peço licença pra poder desabafar

A jardineira abandonou o meu jardim

Só porque a rosa resolveu gostar de mim

A jardineira abandonou o meu jardim

Só porque a rosa resolveu gostar de mim..."

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 10/02/2024
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T7996243
Classificação de conteúdo: seguro