O Ano Novo Chinês começou em 10 de fevereiro e celebra o início do Ano do Dragão, também chamado de Ano Novo Lunar e Festival da Primavera, sendo comemorado em outros países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e Vietnã.
Este será o ano 4722, considerado o ano do dragão. Onde o carisma, ambição e prazerr são algumas das características dos nascidos no ano do Dragão. E, outros traços mostram que elas são destemidas, confiantes e possuem independência e visão, sem medo de perseguir seus sonhos e objetivos. Lembremos que cada ano lunar recebe o símbolo
de um dos doze animais do zodíaco chinês, a saber: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Se você nasceu em 1928, 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000, 2012 ou 2024, você é do signo do Dragão.
Sublinhe-se que a a data é móvel, e pode acontecer entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. O ano lunar tem seu fim após 12 (doze) ciclos completos da Lua, cerca de 354 (trezentos e cinquenta e quatro) dias. 

As celebrações duram dezesseis dias, desde a véspera do Ano Novo Chinês até o Festival das Lanternas, que acontece no 15º dia, na chegada da Lua cheia, durante o qual as pessoas penduram lanternas brilhantes nos templos ou as carregam durante um desfile noturno.
Hoje, o Festival da Primavera (ou Ano Novo Chinês) é comemorado na China e em Hong Kong. Com a denominação de Ano Novo Lunar também é comemorado na Coreia do Sul, no Tibete, no Vietnã, em Cingapura, na Indonésia, na Malásia e em locais com grande população de chineses ou descendentes. Embora o festival varie de acordo com o país, ele é dominado por temas de reunião e esperança.
A cor vermelha é usada em roupas e decorações para garantir a prosperidade, e as pessoas trocam hongbao, envelopes vermelhos cheios de dinheiro para dar sorte. 
Enquanto isso, na Coreia, as pessoas fazem sopa de bolo de arroz e homenageiam seus ancestrais durante o Seollal. E durante o Tet, o Ano Novo Lunar vietnamita, as flores desempenham um papel importante nas comemorações.
Durante o chunyun, ou migração de primavera, centenas de milhões de pessoas viajam para suas cidades natais na China para reuniões familiares e comemorações de Ano Novo Chinês. 
Nos últimos anos, bilhões de viajantes pegaram a estrada durante o período de 40 (quarenta) dias. Conhecida como a maior migração humana do mundo, a chunyun regularmente congestiona estradas, trens e aeroportos já movimentados – prova do significado duradouro do feriado para aqueles que o associam à sorte e ao amor.
Com o elemento Madeira dominando, o Ano do Dragão promete ser um dos mais intensos e desafiantes do zodíaco chinês.  Esta energia pode levar a disputas e conflitos que exigem reflexão cuidadosa e paciência. Além disso, a polaridade Yang traz expansividade, tornando as experiências mais extremas.

Por isso, é essencial harmonizar essa energia com afeto e criatividade, usando estas qualidades para suavizar as forças dinâmicas do ano.
Enfim, para os orientais, o Dragão é o guardião da riqueza e do poder. Um símbolo de prosperidade. Mas também indica extravagância e mania de grandiosidade. Afinal, como animal mítico poderá nos trazer grandes novidades.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 10/02/2024
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T7995875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.