Ser ou Não Ser um Ser Social
Ser ou Não Ser um Ser Social
O Ser Humano é acima de tudo um “Ser Social”, desde o nascimento é totalmente dependente dos pais, de seus cuidadores e da sociedade, para se alimentar, para ser cuidado, para se expressar, para aprender, para dar os primeiros passos, e para compreender a realidade e os objetivos da vida.
A Humanidade, e também os Animais, formam grupos para sobreviver e evoluir nas jornadas da vida, quanto maior for o grupo, tornam-se mais fortes e menos vulneráveis nas adversidades encontradas.
Com a formação de grupos sociais, o Ser Humano descobriu através do Orgulho, Egoísmo e Vaidades, que outros seres humanos e até mesmo os animais, podem ser utilizados a seus serviços para satisfazer seus desejos, vontades e necessidade das mais diversas.
Com isso veio até a “Escravidão”, onde os mais fortes dominavam principalmente os mais fragilizados, para trabalhar e prestar serviços fazendo com que os dominadores fossem beneficiados pelo trabalho dos mais vulneráveis. Esta prática durou muitos séculos, e até as datas de hoje, nos deparamos com situações semelhantes em pleno século XX1.
Desde a formação da primeira humanidade, o ser humano vem tendo a necessidade de aperfeiçoar as formas de comunicação, para se relacionar com seus semelhantes, seja para transmitir seus conhecimentos ou até mesmo para impor suas vontades e pensamentos.
Existe aqueles que dominam um grupo através do conhecimento e da sabedoria, e também aqueles que procuram dominar seus semelhantes tentando impor suas vontades através da força ou ideias que não se sustentam na razoabilidade e ética, tudo isso movido pelo orgulho, egoísmo e vaidades.
Com a evolução dos meios de comunicação, atualmente através das famigeradas “Redes Sociais”, podemos transmitir conhecimentos verdadeiros contribuindo com a evolução do Ser, e até mesmo plantar “Ervas Daninhas”, utilizando inverdades criadas para enganar a população, que tomará como “Verdade Absoluta”, fatos prejudiciais a humanidade e a sociedade.
Para finalizar deixo a questão seiscentos e vinte um (621) do Livro dos Espíritos, onde estão escritas as Leis de Deus? Temos como resposta: Na Consciência. Com isso devemos sempre lembrar que podemos enganar uma pessoa por todo o tempo, podemos enganar algumas pessoas por algum tempo, mas não podemos enganar todos o tempo todo, e para todas as nossas ações, cedo ou tarde teremos que prestar contas para nossa própria consciência.