Humor: A Metafísica do Tinder

O casamento de um amigo meu acabou há três meses. No primeiro mês, ele estava totalmente sem vontade de conhecer pessoas novas. No segundo, ele começou a sair à noite, mas não conseguia se aproximar de novas mulheres. Na verdade, ele não conseguia sequer pedir informações a mulheres no supermercado.

- Estou com uma timidez que nunca tive! Estou ainda mais tímido do que eu era bem antes de casar.

Nas últimas semanas, ele começou a usar o Tinder, aplicativo para namoros e outros encontros amorosos. Não conseguiu nenhum match, apesar de ele ser um homem bem-apessoado.

- Nenhuma sequer?

- Nenhuma.

- Veja o lado bom.

- Quê?

- Não vai precisar conversar com nenhuma mulher.

- Engraçadinho…

Estão menos insólitas as manifestações da frustração masculina em relação ao Tinder. Muitos homens estão se sentindo “um fracasso” com as mulheres por causa da quantidade escassa ou a total ausência de “matchs” (quando o casal se curte entre si, o aplicativo permite que os dois possam se comunicar através de um chat). A situação criou uma nova demanda no mercado. Isso levou à ascensão de “coachs especializados” que dizem dominar a arte do flerte, inclusive em ambientes virtuais. Já existem até cursos ensinando a homens como criar perfis “atraentes” no Tinder. Tais cursos oferecem apostilas digitais, e-books e aulas à distância que ensinam como escrever uma “boa bio”, quais fotos utilizar no aplicativo, como iniciar conversas etc.

Vou dar meu pitaco sobre o tema. E com uma teoria “heterodoxa”: a metafísica do amor, do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Se o pensador alemão tem razão, esses cursos que dizem ensinar como conquistar mulheres no Tinder são inúteis. A metafísica do Amor, aplicada aos dias de hoje, basicamente diz que as fêmeas do Tinder podem estar agindo de acordo com a sua “inclinação instintiva” em prol do “bem da espécie”. “Os casamentos de amor são feitos no interesse da espécie e não dos indivíduos. Estes supõem agir para a própria felicidade, mas o verdadeiro fim é alheio a eles, visto que está na procriação de um ser apenas possível por meio deles”, escreveu o filósofo de Danzig.

Notaram? "O verdadeiro fim é alheio a eles".

Sabe-se de um caso contemporâneo a Schopenhauer, em que uma moça desistiu de casar com um homem jovem e rico e optou por um homem feio e com pouco dinheiro. As fofocas circularam expressando o choque dos conhecidos da moça.

- Como ela pôde?! Ia ser tão feliz! - disse uma mulher.

- Não sei como alguém pode abrir mão da felicidade desse jeito. - disse outra.

Mas, segundo o filósofo, a culpa não era da moça. Há um "fim" por trás dos relacionamentos e esse fim é que dita tudo.

E o mesmo pode acontecer com o homem. Na canção "Até Amanhã", de Noel Rosa, tem o seguinte verso: "Não vou por gosto. O destino é quem quer". Está na cara que o "destino" citado pelo grande sambista seria o tal fim.

Portanto, usuários que lamentam o fracasso no Tinder, o problema pode nem estar em vocês. Não adianta escrever uma boa bio ou colocar belas fotos se por trás da união do casal está um “ser apenas possível por meio deles [os indivíduos que formam o casal]”. O autor dos “matchs” possivelmente é esse tal ser, que podemos dizer que se trata de uma futura criança que há de nascer. É ela quem está sacaneando.

Sim, quem cria perfil no Tinder não quer necessariamente encontrar uma pessoa para ter filhos. Acontece que o ser, a criança que ainda não existe, não quer correr riscos, então da mesma forma que ela pode incitar seus futuros pais a ficarem juntos para que ela possa existir, ela também pode atrapalhar os concorrentes que querem outros tipos de relacionamento.

Assim, se a futura mãe dele encontrar um homem atraente no Tinder que não é o futuro pai dele, a criança pode sabotar a atração. Se a mãe se relacionar com o “cara errado” ou o cara se relacionar com a “mulher errada”, essa criança pode nunca nascer.

Imagine uma futura mãe prestes a deslizar no Tinder.

- Esse cara é um gato. Vou curtir.

- Não. Veja o signo dele. - sussurra o futuro filho no ouvido da moça.

- Eita, não me dou bem com esse signo!

A mesma coisa não acontece com o homem. O cara sai deslizando adoidado. Então o futuro filho precisa encontrar outras maneiras de sabotá-lo. E ao mesmo tempo, futuros filhos de outros casais acabam ajudando nessa sabotagem metafísica.

Então, se você estiver sendo um fracasso no Tinder, pode estar sendo vítima da sabotagem do seu futuro filho.

RoniPereira
Enviado por RoniPereira em 06/02/2024
Código do texto: T7993131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.