VELHA E INESQUECÍVEL BIBLIOTECA

Minha mente é uma gigantesca biblioteca abarrotada de livros oriundos das mãos diversas correntes, linhas, nichos e vertentes literárias. Nela repousam autores eruditos, clássicos, pensadores, filósofos, best sellers e populares, unidos indiscriminadamente na mesma área do interesse em aprender, conhecer, saber e distrair. Contos de fada, capa e espada, cordel, palavras cruzadas, folclore e revistas de quadrinhos também se aninham no doce e ansioso seio dessa biblioteca acumulada ao longo dos meus anos. Embora hoje ela esteja empoeirada, os livros nela adormecidos nunca foram esquecidos, pois de vez em quando os relembro e releio embevecido.

Comecei a ler desde a infância, tinha aquela sede de leitura inerente aos destinados a enveredar pelo universo da fantasia por toda a vida, malgrado tudo. E digo isso porque nordestino, humilde, desprovido de condições financeiras para alimentar a minha fome de conhecer e voar horizontes afora através dos bons, maravilhosos e surpreendentes textos. Assim como o alimento físico necessário e imprescindível ao organismo para que tivesse energia e disposição para enfrentar o dia a dia, eu igualmente precisava suprir o cérebro, tanto a chorar de fome de livros, revistas, manuais, bulas, jornais, enfim qualquer coisa contendo frases, parágrafos e capítulos. Eu tinha que ler. Mas como, se a prioridade maior de nossa família era o pão de cada dia? Estava criado o impasse, óbice maior do que o pouco e quase insuficiente dinheirinho não poderia existir.

Então eu, garoto, ia para a casa dos vizinhos que compravam jornais, revistas e livros, sentava na sala e começava a ler avidamente tudo que me caía às mãos, sem escolher, passando de um texto para outro, correndo para terminar logo a fim de não ser admoestado pelos donos da casa e mandado embora para a minha. Sim, eu obedecia e ia embora, porém voltava todos os dias e várias vezes apesar de repreendido por minha mãe por perturbar a vizinhança.

Dessa forma minha biblioteca mental ia enchendo seu espaço e me transformando no cidadão disposto a servir de alguma forma honesta e sábia ao meu país verde e amarelo. Aprendi e conheci bastante por esse caminho nada fácil. O sofrimento de tanta busca, os castigos e as reprimendas por ler e manusear o que não me pertencia não lograram desviar-me do objetivo. O tempo mostrou que fiz a escolha certa ao seguir o rumo brilhante do aprendizado pela leitura. Graças a Deus 🙏. Amém 🙏

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 06/02/2024
Código do texto: T7993122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.