Entre Sem Bater - A Mudança

O Buda disse:

"... a mudança nunca é dolorosa, apenas a resistência à mudança é dolorosa ..."(1)

O respeito a qualquer religião começa por entender um pouco de cada uma delas e dos ensinamentos de seus líderes máximos. Desse modo, tenho um grande respeito por algumas destas religiões, e o Budismo é uma delas. Por outro lado, algumas seitas, que tentam parecer religiões, me causam desprezo e asco. A mudança inexorável existe e tem que começar dentro de nós. Por isso alguns pensamentos de Siddhartha deveriam servir de inspiração para todos aqueles que defendem alguma crença.

A MUDANÇA

As pessoas normalmente não aceitam nenhuma mudança, sobretudo quando estão tranquilas em sua zona de conforto. Por outro lado, exigir mudanças dos outros para que façam o que queremos, tornou-se o esporte favorito dos áulicos e de má fé. Assim sendo, tenho sérias dúvidas se existe a possibilidade de que algum pensador como Buda sobrevivesse hoje. Com toda a certeza, fica até fácil acreditar numa centúria de Nostradamus sobre a vinda de um anticristo. O ódio que campeia nas redes sociais, especialmente em tempos recentes de polarização sobre todos os temas, é um sinal da mudança.

O PARADOXO DA ERA DIGITAL

A saturação de informações no mundo digital, onde a velocidade reina e a atenção é fugaz, a reflexão tornou-se uma ação cada vez mais rara. Ao mergulharmos em um mar de conteúdos efêmeros, nos afogamos em debates estéreis e nos distanciamos da escuta e do diálogo.

Paradoxalmente, vivemos uma época de infinitas possibilidades e imenso desperdício de oportunidades de mudança. A Internet, certamente, democratizou o acesso à informação e nos conectou com pessoas de todo o planeta. Desse modo, nem é preciso saber muitos idiomas, e as portas se abrem para a troca de ideias e a exploração de diferentes perspectivas. As novas tecnologias nos brindam , sobretudo, com ferramentas inovadoras para a comunicação, a criatividade e a resolução de problemas.

No entanto, essa mesma era digital, que nos dá o poder, apresenta desafios e barreiras até para a mudança pessoal. Como se não bastasse a polarização das opiniões, o ritmo frenético da vida online gera muita ansiedade(1), estresse e dificuldade de concentração. A busca incessante por novidades e a necessidade de ter aceitação nos afasta da introspecção, da quietude e do autoconhecimento.

É nesse contexto que a frase de Buda, "A mudança nunca é dolorosa, apenas a resistência à mudança é dolorosa", vem à tona. Em um mundo moderno(2) em constante transformação, a capacidade de mudança se torna fundamental para o bem-estar individual e coletivo.

A RESISTÊNCIA

Ao resistirmos à mudança, nos agarramos a um passado que já não existe, alimentando sentimentos de frustração, medo e ressentimento. Essa resistência pode se manifestar de diversas formas, desde a negação da realidade até a aversão ao novo. Estes sentimentos passam, sem dúvida, pela tolerância(3) e compreensão para com aqueles que pensam ou agem de maneira diferente.

Abraçar a mudança, por outro lado, significa uma abertura a novas experiências, ideias e possibilidades, quebrar todas as resistências. É um navegar, inquestionavelmente, pelas incertezas, exigindo paciência, flexibilidade e resiliência. A ideia de que devemos aprender com os erros e nos adaptarmos às novas circunstâncias é mais do que real. Devemos reconhecer que a vida é um fluxo constante e que a resistência a esse fluxo é a fonte da dor e do sofrimento.

NOVAS ATITUDES

Contudo, como fazer para que a frase de Buda se destaque em meio ao barulho ensurdecedor da era digital? Como incentivar a reflexão em uma geração habituada à instantaneidade e à superficialidade?

Após as polarizações político-ideológicas(*) que ocorreram, por exemplo, no Brasil, é quase impossível promover o debate.

Cultivar a atenção plena: Praticar a meditação e outras técnicas de concentração pode nos ajudar a desenvolver a capacidade de focar no presente. Adicionalmente, devemos observar os pensamentos e emoções sem julgamento e cultivar a calma interior.

Promover o diálogo intergeracional: O diálogo entre diferentes gerações é essencial para a troca de experiências positivas e negativas. A compreensão de diferentes perspectivas e a construção de pontes entre o passado, o presente e o futuro é essencial.

Educar para a reflexão crítica: É fundamental estimular o senso crítico nas novas gerações, capacitando-as para analisar informações antes de opinar. Criar o hábito de questionar dogmas e construir suas próprias opiniões é necessário.

Incentivar a empatia e a compaixão: Desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas motivações é fundamental. Embora sejam chavões para a construção de uma sociedade mais tolerante e pacífica podem ter sua prática mais constante. O ódio entre classes sociais, raças e outros preconceitos explodiram pela ausência de empatia.

Utilizar as ferramentas digitais de forma consciente: A Internet e as redes sociais podem ser ferramentas úteis para a educação, o diálogo e a reflexão. Utilizá-las de forma consciente e responsável, através de conteúdos de qualidade para promover o respeito e a tolerância.

FILOSOFANDO

É provável que, ao implementarmos essas ações, surja um ambiente mais propício à reflexão, à tolerância e à paz interior, mesmo nesta era digital. Através da educação, do diálogo e da autoconsciência, as novas gerações compreenderão a sabedoria desta frase-chave de Buda. Pode ser o começo de uma importante mudança de um e de todos.

Em suma, a mudança é inevitável e filosofando(4), aqui entre nós, a dor é opcional. A escolha é nossa.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) O falso debate político-ideológico recente é um grave reflexo de que, segundo o IBGE, temos mais templos religiosos do que escolas e hospitais.

(1) "Entre sem bater - Buda - A Mudança" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/04/entre-sem-bater-o-buda-a-mudanca/

(2) "Entre sem bater - Charles Spurgeon - A Ansiedade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/01/entre-sem-bater-charles-spurgeon-a-ansiedade/

(3) "Entre sem bater - G K Chesterton - Mundo Moderno" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/16/entre-sem-bater-g-k-chesterton-mundo-moderno/

(4) "Entre sem bater - 14° Dalai Lama - Tolerância" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/06/13/entre-sem-bater-14-dalai-lama-tolerancia/

(5) "Entre sem bater - Paul Kleinman - Filosofando" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/15/entre-sem-bater-paul-kleinman-filosofando/