LITTERAE, LETTERA (CARTAS)

Escrevo-te essas mal traçadas linhas, esperando que esta carta te encontre bem, com saúde e com as bençãos de Deus.

Antigamente, isso é conversa de pessoas idosas ou com mais experiência que viveram mais do que a maioria. Referi-mo-nos a antigamente, mas poeticamente diríamos, em tempos idos.

As comunicações eram feitas por carta escritas a mão, havia muito respeito e cuidado com a palavras e pedia-se desculpas o tempo todo pelos garranchos, mesmo tendo uma letra trabalhada nos cursos de caligrafia muito comuns naqueles tempos idos.

Na minha casa, minha mãe e meu pai escreviam cartas para os parentes e pediam para nós, crianças, escrevermos também.

Depois disso, ficávamos ansiosos aguardando o carteiro passar na nossa rua e deixar as respostas dos nossos parentes e amigos.

Era um jeito inocente de se comunicar com as pessoas e expressar todos os nossos sentimentos e felicitar por datas de aniversário e outras datas comemorativas e até para informar sobre luto e nascimento de crianças.

O tempo passou e veio a internet, os celulares e suas facilidades e acabou aquela inocência e o hábito de escrever cartas manuais, hoje substituídas por impressoras.

Meus filhos nasceram e em alguns momentos, quando não havia condições de diálogo, pois os hormônios, esses inimigos do bom relacionamento pais e filhos, falavam mais alto e descarregavam arcos voltaícos de alta tensão, retomei o ato de escrever para meus filhos.

Descobri ser possível terminar uma frase e expor uma idéia completa por meio de carta. Escrevi cartas enormes e colocava na cama deles para eles lerem. Percebia que eles liam e ficavam remoendo por uns dias até aquilo entrar na cachola. Creio que é uma grande idéia retomar essa comunicação escrita nesses casos de inexistência de dialogo formal.

Escreva uma carta para seus desafetos com filhos, esposa, namorada, irmãos, explique de forma completa o que você tem a dizer, perdoe, peça perdão, expresse seu amor e seu respeito pela pessoa. Você se surpreenderá com os resultados.

Por telefone você não consegue terminar uma frase que o pau come, pessoalmente acontece a mesma coisa. Tem pessoas que conseguem dialogar e aparar as arestas, mas sempre tem um paviozinho curto que você não consegue convencer de jeito nenhum.

Retome sem falta o hábito de escrever cartas para todas as pessoas do seu relacionamento e perceberá que haverá um estreitamento de suas amizades e seus amores.