Profissionais que influenciaram a criação de um enorme contingente de "mistos" no estado do Ceará

Esses profissionais influenciaram a criação de um enorme contingente de torcedores mistos , a exemplo da TV

No ano em que comecei a torcer pelo Fortaleza Esporte Clube (1970) , quem não ia ao estádio só tinha o rádio como opção para acompanhar os jogos de futebol. Havia, também, os jornais impressos que traziam a página de esportes, porém pouquíssimas pessoas tinham acesso a esse tipo de conteúdo.

Então , nessa época era moda o radialista esportivo declarar sua paixão aos times sudestinos ou sulistas.

O Gomes Farias dizia: "o meu querido Vasco da Gama" , o Júlio Sales enchia a boca de "Meu Mengão" , o Tom Barros falava com orgulho que era torcedor do Vasco. Só pra citar alguns radialistas. Obviamente, todos os narradores , comentaristas e repórteres de pista seguiam o exemplo desses três .

Mas há um detalhe importante. Havia à época um grande narrador , cujo nome era Halmalo Silva. Apesar de esse cidadão ser mineiro , era extremamente profissional . Eu nunca ouvi o Halmalo manifestar torcida por nenhum time da terra , seja Fortaleza, Ferrim ou Ceará ou por times de outras regiões. O Halmalo tinha um bordão muito inteligente . Sempre que ele ia informar o tempo de jogo , ele dizia: "Futebol é arte e arte é cultura".

Se não estou enganado , Halmalo fazia dobradinha com o Celso Martinelli.

Celso era conhecido como o demolidor de campeões , em referência ao comentarista Paulino Rocha , conhecido como comentarista Campeão de audiência.

Pois bem! Essa turma de radialistas mistos influenciou toda uma geração de torcedores mistos. E essa geração influenciou filhos , netos e amigos a serem mistos como eles.

Eu sempre entendi que deveríamos torcer apenas pelo time de nossa cidade ou capital , por isso sempre torci apenas pelo Fortaleza Esporte Clube. Nunca me deixei influenciar por essa turma do rádio nem tampouco pela TV ou pelos amigos.

Vale ressaltar que a TV ( que transmitia jogos do eixo Sul/Sudeste ) foi outra grande geradora de torcedores mistos.

É importante saber que quanto menos torcedores mistos o Fortaleza tiver , mais o Clube se fortalece.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 02/02/2024
Reeditado em 27/02/2024
Código do texto: T7990933
Classificação de conteúdo: seguro