AFINAL, O QUE AS PESSOAS TÊM CONTRA OS COACHES?

 

Gostaria de começar esta postagem com uma definição sobre o que é um coach, encontrada rapidamente no Google; quem desejar saber mais, basta pesquisar:

 

“A palavra coach vem do inglês. Coach é treinador, instrutor, enquanto o verbo to coach significa treinar, preparar, instruir. Consequentemente, coaching significa o processo em que um profissional orienta o treinamento e instrução de uma pessoa.” E isso, em vários setores: psicologia, emagrecimento, profissão, finanças, espiritualidade, etc.

 

Ao ler a postagem de um ‘coach’ no Instagram, fui dar uma olhada nos comentários e vi níveis altíssimos de agressividade, ironia e falta de educação. Ao verificar os perfis de algumas das pessoas que comentaram (os perfis que estavam abertos ao público), li frases motivacionais, algumas de cunho religioso, falando em bondade, tolerância, compreensão e respeito.

As pessoas continuam propagando comportamentos que os outros devem ter, mas agindo de forma bem diferente! E então eu fiquei me perguntando o porquê desse ódio mortal contra TODAS, absolutamente TODAS as pessoas que trabalham como coaches. Cheguei às seguintes conclusões:

 

- Talvez esse ódio todo seja motivado por coaches despreparados, que prometem mundos e fundos, que vivem dizendo coisas como “Você pode tudo,” “Se você ainda não é feliz 99 por cento do tempo, é porque está fazendo algo errado,” ou por coaches que fazem as pessoas andarem sobre cacos de vidro ou brasas, ou que levam grupos de pessoas a subir montanhas em dias tempestuosos colocando suas vidas em risco, a fim de ‘provarem’ que elas podem tudo.

 

Mas e quanto a culpa de quem acredita nessas promessas? Está na preguiça de fazerem por si, colocando a responsabilidade por suas vidas nas mãos de estranhos sem pararem para antes raciocinar e pesquisar um pouco sobre quem são esses estranhos, qual a formação acadêmica deles, que estilo de vida eles realmente têm, de onde eles vieram.

 

- Quem sabe, o ódio pelos coaches motivacionais nos faça lembrar do quanto temos procrastinado nossas vidas, colocando nossos objetivos atrás da nossa preguiça e falta de empenho?

 

- Esse ódio também pode ser motivado pela inveja e frustração dos comentaristas, pois o coach em questão têm muitos seguidores e ganha dinheiro trabalhando naquilo que ama, enquanto muitos que sonham se tornarem influenciadores não possuem conhecimento sobre nenhum assunto que possa torná-los interessantes. Quem sabe, eles precisem dos conselhos de um coach para influenciadores?

 

Na verdade, eu nunca precisei de um coach, mas entendo que existem muitas pessoas que realmente necessitam de ajuda, e existem muitos coaches profissionais que podem, realmente, ajudá-las. Sendo assim, melhor respeitar o trabalho alheio quando não se tem nada de concreto que sirva de base para críticas pessoais.

 

 

 

 

 

 

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 02/02/2024
Código do texto: T7990441
Classificação de conteúdo: seguro