Pacaembu

Quem porventura nasceu, cresceu ou já morou no interior sabe que toda aquela região antigamente era só mata e estava sendo desbravada até a barranca do Rio Paraná na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul. Toda aquela região estava sendo colonizada por povos nordestinos, japoneses, italianos, espanhóis e poloneses que viram com as propagandas da época uma grande oportunidade de melhores condições de vida e com certeza ofereciam terrenos, chácaras, sítios e casas em condições a vista ou a prazo e normalmente com nota promissória e com garantia do imóvel ou do bem adquirido. Com estes colonizadores foram surgindo pequenos povoados quase que obedecendo o percurso da linha ferroviária, que estava chegando na região e mais tarde a construção da rodoviária que ligava os povoados as Cidades já formadas anteriormente e ao qual respondiam ao Distrito de Lucélia. A colonização destes povoados tinha uma base agrícola mais voltado para a cultura do café, do amendoim, algodão e pequenas granjas avicolas. Com o crescimento dos povoados foram se instalando na região as madeireiras, máquina beneficiadora de café, algodão, amendoim, arroz e as indústrias de óleo comestível. Mesmo com todo este crescimento a minha cidade de Pacaembu ainda não existia, enquanto Município. Seguia o que determinava o Distrito de Lucélia. Enquanto isso, o povoado ia crescendo e já formando pequenos bairros ao redor. Alguns bairros foram surgindo quase que obedecendo a uma linha demarcatoria estabelecida por uma estrada de terra que era a principal via de ligação com todos os bairros, a Avenida Iracema. Com isso já denotando qual seria a sede do futuro Município. Ao longo desta linha demarcatória surgiram os primeiros bairros. Ao leste o bairro Marajoara e o Jardim Marajá. A oeste surgiram os bairros Guaraniuva que já era uma Sede e o bairro da Sumatra. Ao norte a colônia japonesa fundou o bairro do Alto Iracema. Ao sul foi fundado pela ferrovia o bairro dos Ferroviários, uma colônia de casas onde residiam os funcionários da ferrovia. E ao centro ia surgindo o Bairro Esplanada que mais tarde deu origem a sede do novo Município. Ao seu redor surgiram os colégios, os grupos escolares, o fórum, o cinema, a igreja, o campo de futebol, o campo de beisebol, a rodoviária e a Santa Casa de Misericórdia, além de campo de aviação e usina de algodão e café.

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 31/01/2024
Reeditado em 31/01/2024
Código do texto: T7989232
Classificação de conteúdo: seguro