UMA ENGENHARIA MAL APLICADA...?!
CRÔNICAS- UMA ENGENHARIA MAL APLICADA...
Quando fazemos reformas em prédios, sem o engenheiro responsável pela reforma devido os custos benefícios serem caros ou até mesmo impossíveis, caso não os tenha disponíveis para tal acompanhamento da obra, ocorrem algo inusitado de calhas que são aplicados em telhados em que a inversão do caimento é até visível, pois nem está no nível e o caimento tanto do telhado está invertido em relação a calha aplicado que a saída da calha é 10 cm mais alta em seu bocal inferior, dai enche a calha e só o excesso vai embora ou extravasa do outro lado como cachoeira...
Exatamente é o caso da minha garagem onde aluguei para moradia e por ser uma casa aparentemente bonita com pintura refeita e a calha nova disfarça todos os demais detalhes tão antigos tanto quanto a minha melhor idade...
Ao falar hoje com a dona da casa, sobre tal problema da ultima viga de escora do telhado na parte mais baixa onde devido não ter uma antepara para evitar que molhe a madeira de apoio que é uma viga de 10 cm x 5 cm que apoia 16 fileiras de telhas sobre caibros de 5 cm x 5 cm e ripas de 4 cm x 1 cm apodreceu e rompeu...
Naturalmente como engenheiro mecânico, e Produção industrial tenho noção da parte civil mal construída e fui lá solicitar a presença dela para que avaliasse e autorizasse o conserto com as despesas por conta dela pois foram pagos 2 aluguéis antecipados como ressarcimento para tais consertos de mal uso, ou responsabilidade do inquilino, que no caso fui eu que alertei bem antes de tais problemas que poderiam dar futuros problemas que ocorreu exatamente nesta tarde...
Com a presença de seu pedreiro veio ela justificar que tal reforma mal feita é de responsabilidade dele, mas ele mesmo desmentiu que ela jamais participou desta reforma e claro que ficou sem condições de continuar as desculpas deslavadas de que só faz 5 anos que ela reformou a casa... dai desmenti de novo se moro aqui há 7 anos com certeza talvez a memória da senhora está pior que a minha que sou quase 20 anos mais velho que a senhora...
Assim o pedreiro ficou de voltar amanhã para dar continuidade no conserto e por esta noite consegui ferragem de 2 cantoneiras de 2,50 m aparafusada no meio para que forme uma falsa viga de 5 cm x 5 cm em L... como diria... fazuele e mantem o telhado apoiado até que possa trocar a viga podre por uma nova após destelhar toda a parte afetada pois assim o peso sera no máximo de 200 kg com alguém retirando as telhas mas com tal escoramento (por segurança) que afinal também sou engenheiro de Segurança, Higiene no Trabalho e meio ambiente, tenho a obrigação de mostrar tudo de como fazer ao pedreiro para que possamos trocar a viga que é um serviço de marceneiro especializado, mas na falta desse profissional tenho noções suficientes da técnica para tal serviço e assim iniciaremos tal troca de viga e quem sabe, teremos já no fim de semana um telhado decente para a garagem do velho carro que merece não ser esmagado por um velho telhado que já cumpriu mais de 17 anos de bons serviços prestados!!!
Nota do autor:- Jamais acredite no que falam, pois sempre todos mentem nesse Brasil que tanto que mentem acham que vira verdade!!! Assim como o nosso Presodente !!!