II APESAR DA MODERNIDADE ALGUNS AINDA SOBREVIVEM... 16h50min.

Sim! Apesar da descrença de muitos, mais um plano econômico seria colocado em prática, com palavras novas: URV, - unidade real de valor – que perdurou durante três meses, que antecediam o dia 1ª de julho, quando realmente começo o plano Real, com nova moeda, e para surpresa de muitos um dólar era “igual” a um Real...

Durante aqueles três meses, para o espanto de muitos os preços dos produtos subiam diariamente, os nossos fornecedores, enviavam as mercadorias com o preço da URV “congelada” por sete dias, prazo que estendíamos a nossos compradores, finalmente, na data mencionada acima, começava o novo plano econômico, moeda nova, em que novamente as moedinhas voltavam a ter valor, dias antes, porém, aconteceu o inesperado: os preços que haviam subido diariamente deveriam serem divididos por 2.750, algo que foi levado pelos prestadores de serviço, pois um simples corte de cabelo ficou em R$5,00 Reais e assim permaneceu durante anos.

A princípio ficamos animados, as moedinhas voltaram novamente a ter valor, até mandamos confeccionar algumas bolsas, para ofertar aos nossos clientes, num dos lados estava gravado o nome de nossa empresa...

Mas, como nada é perfeito, havia uns senões: os juros dos bancos permaneciam num patamar muito elevado, os juros do cheque especial, em torno de 10% bem como o desconto de duplicatas. Ao mesmo tempo havia uma “cultura” inflacionária de muitos anos, a inflação, em que o povo fazia “ginástica” para conviver com ela, isto é, comprava muito mais que suas necessidades mensais, - perfumaria e medicamentos - o que dava uma venda além do normal, com este plano, as compravam tão somente o necessário, pois quando voltassem a comprar os preços seriam o mesmo...

Com isto as vendas caíram na real, e não “fictícia”, muitos de nossos clientes se tornaram inadimplentes, isto vira um efeito dominó, ocasionado uma série de transtornos, quanto a nós tínhamos que honrar os nossos pagamentos aos nossos fornecedores; o não pagamento de muitos, afetaram as empresas, que começaram a usar o cheque especial, e desconto de duplicadas com juros altos. Esta é a outra face do Plano Real; me parece que foi no ano de 1996, mês de setembro, foi nos debitado de juros na conta de nossa empresa, em torno de R$1.200,00 Reais, considerando que o valor do salário era em torno de R$70,00Reais, realmente era um valor bem alto.

Falamos com o gerente do banco, - Banestado – e financiamos em 24 pagamentos, que passavam de R$ 1.250, 00 Reais mensais, porém, aconteceu o que não prevíamos: o preço da prestação era “corrigido” mensalmente, pagamos doze prestações com sacrifício, comentamos isto com um amigo, juiz, que tinha conta neste banco, envio uma carta contando a nossa situação, e ofereceu R$8.000,00 Reais, para quitar o restante das prestações, a banco aceitou. Então começamos “vida nova”, somente vendíamos para clientes que pagassem, mas, neste meio tempo houve um decreto de FEC, que a sede dos distribuidores não poderia estar localizada no mesmo terreno da residência do terreno proprietário, teríamos que sair, pagar aluguem e contratar um farmacêutico, embora não fizéssemos qualquer tipo de manipulação...

Não deu para descansar, pois logo em seguida fomos convidados divulgar junto a classe médica, as Gotinhas da Saúde, o Cloreto de Magnésio em gostas, pelo

Em setembro, tiramos nossa última nota fiscal, e encerramos. Não deu para descansar, pois fomos convidados pelo saudoso amigo, Prof. Reinaldo, para divulgar as Gotinhas da Saúde, - Cloreto de Magnésio em gotas – em que labutamos durante 19 anos. Há males que veem para o bem, neste meio tempo a esposa teve um AVC, que exige cuidados redobrados, sem o compromisso diário de trabalhar fora de casa, - foram perto de 60 anos - tenho mais tempo disponível... 17h46min.

Curitiba, 28 de janeiro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/01/2024
Código do texto: T7988057
Classificação de conteúdo: seguro