A DOCE VIDA DE APOSENTADO

O reflexo de muitos anos de trabalho, não tem jeito, eles ficam arraigados na mente, e claro, se esse período laboral teve o prazer como um sentimento que prevalecia, então, sem dúvida ele vai ficar ali a espera de alguma oportunidade para renascer de forma impetuosa.

Enquanto entro no quinto ano dessa nova fase da vida, o vivenciar um momento único, com direito a um vencimento mensal sem que isso exija qualquer obrigatoriedade de trabalho.

Portanto, fora às oito horas de sono e quem sabe mais duas horas entre alimentação e necessidades fisiológicas e de asseio. Portanto, restam catorze horas para você escolher como ocupar.

Gradativamente fui alocando esse tempo de forma prazerosa, primeiro ampliando o tempo de permanência em quadras de tênis. Ano passado pela primeira vez na vida fui agraciado com três troféus desta modalidade, ganhando um campeonato, além de conseguir um segundo e um terceiro lugar. As novidades ficaram também por conta da volta às aulas de tênis tanto para mim, quanto para minha esposa.

Para relaxar do desgaste, principalmente das articulações do joelho nas partidas de tênis, incorporei um nova atividade de relaxamento, a natação, ou seja, sempre que possível entro na piscina e nado por uma hora. Ao sair d’água os sinais de relaxamento é sentido por todo corpo.

Se a leitura restava também muito pouco tempo, hoje esse entretenimento ganhou corpo, e obviamente cresceu a quantidade de livros comprados e lidos no ano.

Outra atividade só incorporada em 2023 foi à participação em corais, comecei com um. Fui convidado para um segundo e posteriormente para um terceiro. Como me tem feito bem essa nova modalidade prazer. Claro, também demanda um esforço diferenciado para decorar as letras das músicas. Essa atividade além do socialização com pessoas novas inclui também apresentações em diversos locais, tanto na cidade, como em municípios que promovem encontros de corais. Derivado dessa modalidade de música, você acaba induzido a assistir apresentações de outros corais em diferentes instituições.

Esse período entre o final do ano passado e início de 2024 passamos eu me esposa a nos integrar a grupos de beach tênis. Mais um festival de socialização está em curso, confirmando aquela máxima vinculada à prática de esportes, que além do corpo, mantém também a mente sã.

Outro fato que promete prazer e ocupação de tempo despontou nos últimos meses do ano passado, e promete evoluir neste 2024, à volta aos trabalhos acadêmicos que tanto prazer proporcionou pelo menos nos últimos quinze anos. A complicação agora vem da falta de institucionalização do grupo inicial, composto por enquanto por três profissionais de áreas distintas.

O momento agora é o de estudar como se inserir no mercado, via alguma forma institucional ainda longe de ser definida, o que implica numa dedicação diferenciada, para assim estarmos aptos, pelo menos burocraticamente, para pleitear nosso lugar ao sol nesse mundo de consultorias.

Muito gratificante essa busca de planos futuros de prazer.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 29/01/2024
Código do texto: T7987253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.