Entre sem Bater - O Pranto

Dona Ivone Lara disse:

"... não me comove o pranto de quem é ruim ..."(1)

Alguns personagens da história brasileira, especialmente mulheres, nunca têm reconhecimento suficiente pelo que fizeram de grandioso. Certamente, é o caso da Grande Dama do Samba brasileiro que sabia identificar o prato verdadeiro e o falso, de gente ruim. Desse modo, uma frase de qualquer texto de Dona Yvonne, faz muito sentido.

O PRANTO

Não importa se é um sorriso democrático ou um pranto com lágrima de crocodilo, quando vem de gente ruim, certamente não devemos nos comover. Em tempos de redes sociais onde a hipocrisia está no comando não apenas o pranto de gente ruim incomoda. Esta gente ruim demonstra que não tem caráter e finge empatia para ganhar seguidores e outras barbaridades. Como se não bastasse, defendem seus privilégios e ainda se arvoram de vítimas de governos e da situação política do país.

LÁGRIMAS DE CROCODILO

É provável que a educação de Dona Ivone Lara entrou em campo para que ela fizesse referência a um pranto. Também é admissível a ideia de que ela era especialista em qualquer tipo de lágrimas, e sabia identificar as de crocodilo.

A propósito, a expressão lágrimas de crocodilo vem bem a calhar para dar a dimensão e peso desta frase. Diz a lenda que um crocodilo chora quando engole suas vítimas. Sendo assim, como alguém pode chorar se está fazendo mal a outrem?

A frase e ideia das "lágrimas de crocodilo" tem origem duvidosa(*), mas algum pensamento nesta linha existia da Grécia Antiga. Filósofos como Plínio, O Velho, fizeram, supostamente, referências a esta capacidade dos crocodilos.

Daí surgiu, certamente, a ideia do paralogismo, falácia para os que pensam, do Apelo à Misericórdia.

ARGUMENTUM AD MISERICORDIAM

O paralogismo muito popular, atualmente, do Apelo à Misericórdia (em latim, "Argumentum ad misericordiam") virou hit. Este tipo de narração ocorre quando alguém busca influenciar outros por meio de apelos emocionais, como piedade, compaixão ou simpatia. Desse modo, ao invés de argumentos lógicos e evidências concretas, os meliantes da oratória utilizam o vitimismo.

Essa manipulação emocional ocorre quando se utiliza um prato, choro ou lamúria, como uma ferramenta de persuasão e comoção.

O pranto, enquanto expressão emocional genuína, pode, eventualmente, ser uma resposta natural a situações difíceis ou traumáticas. Contudo, quando utilizado de maneira estratégica para obter benefícios e privilégios, é uma arma criminosa. O indivíduo que busca comoção coletiva ou individual através da lamúria desvia a atenção de suas próprias ações ou responsabilidades. Assim sendo, a emoção e lágrimas são como uma cortina de fumaça para encobrir a realidade.

GENTE RUIM

A falácia do Apelo à Misericórdia é, sem dúvida, evidente quando as pessoas tentam justificar suas más ações ou buscar vantagens indevidamente. Em outras palavras, explorar os sentimentos alheios para pedir uma esmola ou até mesmo para um dízimo. Essa vil estratégia se apoia na ideia de que, ao provocar a compaixão, as pessoas concederão favores ou tratamento preferencial. Com toda a certeza, existem casos que é necessário, mas em outros ignora-se princípios éticos ou normas estabelecidas.

É importante ressaltar que a misericórdia e a compaixão são valores fundamentais em uma sociedade justa e humana. Entretanto, quando esses sentimentos ocorrem com manipulação e distorção para ganhos pessoais, a integridade do apelo à misericórdia inexiste. O pranto daqueles que buscam tirar proveito dessa falácia(2) reflete uma tentativa consciente de explorar as emoções alheias, coisa de gente ruim. E, como se não bastasse, quando se utiliza a comoção coletiva como um meio de alcançar objetivos egoístas, pode ser um crime.

VITIMISMO

Como nada é tão ruim que não possa piorar, o fenômeno do vitimismo também está intrinsecamente ligado a essa falácia. Muitos que se apresentam como vítimas buscam despertar compaixão e simpatia, esperando concessões ou privilégios especiais(3). O pranto, nesse contexto, torna-se uma ferramenta poderosa para criar uma narrativa de injustiça. Desta forma, ao apelar diretamente às emoções das pessoas desvia-se a atenção de possíveis questionamentos sobre a verdade.

A sociedade contemporânea está completamente exposta a essas estratégias manipuladoras, seja através da mídia, da política ou das redes sociais. Pode-se observar líderes ou influenciadores, na confrontação, de críticas legítimas, recorrem ao pranto e à vitimização. E, desse modo, é muito fácil desviar a atenção do cerne da questão, no quem recebem apoio dos "passadores de pano" e fãs. Esse comportamento explora a compaixão do público, minando a capacidade crítica e a objetividade necessárias para avaliar a situação de forma imparcial.

CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Com toda a certeza, Dona Ivone Lara recebeu uma educação e teve uma experiência de vida que lhe permitiu uma consciência crítica de valor. Assim sendo, as pessoas deveriam ler e entender uma frase como a de Dona Ivone e muitos outros para ter outros olhares. Com toda a certeza, precisamos aprender a distinguir entre expressões genuínas de sofrimento e um pranto estratégico e falso.

Além disso, é importante promover um ambiente onde o debate tenha base em argumentos sólidos, evidências e ética. E tentar explicar às pessoas como funcionam as falácias, para não submergirmos ante os apelos emocionais.

Em suma, nas relações interpessoais e sociais a compreensão dessa e de outras falácias ajudam a evitar a manipulação emocional

O pranto, quando é legítimo, fortalece os laços emocionais entre seres humanos, o que pode significar empatia e sinceridade. No entanto, devemos reconhecer que essa expressão de emoção desonesta está garantindo muitos benefícios pessoais nas redes sociais.

Enfim, esta gente ruim está tomando conta do mundo com a sua hipocrisia com narrativas falsas difíceis de desmascarar. A misericórdia e a compaixão são virtudes que enriquecem a experiência humana, mas devemos evitar a manipulação sendo mais realistas. Dona Ivone sempre teve muita razão em não se comover com estes covardes que manipulam pessoas.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  Embora de origem duvidosa, qualquer brasileiros sabe o que significa a expressão e pode identificar que a origem é de gente ruim.

(1) "entre sem bater - Dona Ivone Lara - O Pranto" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/28/entre-sem-bater-dona-ivone-lara-o-pranto/

(2)  "Falácias e Sofismas - A Série" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/03/03/falacias-e-sofismas-a-serie/

(3) "Entre sem bater - Milton Santos - Os Privilégios" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/26/entre-sem-bater-milton-santos-os-privilegios/