CRÔNICAS - COMO EVITAR UMA EXPLOSÃO DURANTE O TRABALHO DE SOLDAGEM OU CORTE A MAÇARICO...?!
CRÔNICA – COMO EVITAR UMA EXPLOSÃO DURANTE O TRABALHO DE SOLDAGEM? OU CORTE A MAÇARICO???
Não se brinca em serviço de soldagem, pois os danos de uma explosão custam vidas de trabalhadores no processo de soldagem, e muitas vezes envolvem seus encarregados teimosos em Segurança e Prevenção do teste mais importante de dosimetria a explosividade...
Já quando trabalhei em Minas Gerais, numa empresa perdemos dois engenheiros, um encarregado e mais um ajudante e único profissional que deveria estar lá trabalhando...
Não havia ninguém da Segurança para liberação da área de serviço com tal processo de avaliação dos riscos de explosividade devido a gases inflamáveis e que tais tanques muitas vezes que se consideram vazios são mais perigosos do que um tanque cheio de gasolina...
Por incrível que pareça você consegue apagar um fósforo num tanque cheio de gasolina se não houver emanação de gás inflamável ali naquele tanque mas é exatamente como alguém que coloca na boca uma quantidade de álcool e cospe numa tocha e faz aquele espetáculo circense de pirofagia (ARTE DE COSPE FOGO)...
Portanto o limite inferior de explosividade (LIE) ou LFL% - é a menor concentração de uma substância que misturada ao ar forma uma mistura inflamável. Abaixo desse nível, a mistura (concentração) é pobre e insuficiente para queimar.
Para tal situação usa-se o explosímetro, que são equipamentos especialmente fabricados para detectar concentrações de gases e vapores inflamáveis. Quando determinada concentração de gás ou vapor inflamável é misturada ao ar atmosférico ( cerca de 21% de O2 em sua composição) na presença de uma fonte de ignição, essa poderá se inflamar-se como foi o caso de Minas Gerais em 1986 e nessa situação dos profissionais nessa manutenção do tanque “Maracanã” que são os maiores existentes para reservatório em que há um espaço exatamente para que o profissional entre e possa fazer a limpeza interna quando o tanque está vazio e sem combustível...
Infelizmente ontem, como foi tal situação em Minas Gerais ninguém da Segurança foi convocado para tal inspeção de explosividade do local de trabalho, onde tal tragédia ocorreu ceifando vidas em Minas Gerais pois o trabalho era feito numa altura de mais de 30 metros do solo e na explosão os corpos foram lançados contra outro tanque num espaço de cerca de mais 20 metros...
Imagine que nesse fato de ontem em Ipojuca, onde prestei serviços para montagem de vasos de gás liquefeito para a White Martins, tais vasos foram inspecionados com tal explosímetro aferido dentro da validade, para que todos os serviços próximos fossem feitos sem o perigo de qualquer explosão, mesmo com o tanque vazio...
Felizmente os 4 profissionais foram para os hospitais de referência na região para atendimento imediato de queimaduras e possíveis problemas de inalação de fumaça ou demais problemas atinentes a uma situação dessa não prevista em trabalho algum, se feito com o processo todo rastreado de uma Autorização da Segurança de Trabalho a quente, principalmente em serviços de soldagem e de corte com maçarico e demais possibilidades de até mesmo acender uma lâmpada dentro de um desses tanques em manutenção...
Acredito que temos profissionais de Segurança suficientes em qualquer obra para tal conferência de dosimetria de explosividade em qualquer empresa prestadora de serviços á Petrobrás, principalmente na Refinaria Rnest – de Abreu e Lima em Pernambuco.
Nota do autor:- Como profissional na Área da QSMS – Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, fico sempre alertando nos DDS – Diálogo Diário de Segurança, sobre a obrigatoriedade desse documento de abertura de serviços em áreas internas onde devem ser inspecionados tais gases nocivos á saúde do profissional, pois ao adentrar poderá se sentir mal e não ter socorro imediato e morrer por tal abuso da curiosidade de ser macho suficiente para não ter medo de entrar em área de espaço confinado...SEGURANÇA E BOM SENSO PODEM SALVAR A SUA VIDA!!! Se lembram de um jornalista de uma TV que foi imitar uma profissional fazendo pirofagia e o fogo veio para sua boca e quase se queimou todo pois ainda tinha álcool em sua boca e escorrido pela face????