Entre Sem Bater - Novo Passo
Dostoiévski disse:
"... dar um novo passo, pronunciar uma nova palavra, é o que as pessoas mais temem ..." (1)
Classificado por muitos como “um russo”, numa clara demonstração de preconceito, pode levar a que as pessoas não reflitam sobre o que ele escreveu. Conheço algumas pessoas que adoram textos dos russos. É provável que estes que conheçam classifiquem Dostoiévski como um dos maiores da literatura mundial. Suas obras-primas , inquestionavelmente influenciam pessoas e as colocam para pensar.
NOVO PASSO
A dificuldade de se dar um novo passo, de dizer uma nova palavra, mesmo em seu idioma nativo, é natural. Vários estudiosos do comportamento humano escreveram sobre esta paúra do desconhecido. E, surpreendentemente, quanto mais as pessoas se comunicam nas redes sociais, a situação se repete.
É provável que o desafio seja o medo de errar e o medo de parecer ridículo para uma legião de seguidores ou desconhecidos. Medo de se transformar em meme.
Dar um novo passo a cada dia é o que alimenta, por exemplo, este Blog. Assim é possível ousar e ajudar outras pessoas a ousarem.
OUSE
Em primeiro lugar, utilizar a palavra ousar para romper a barreira do medo de errar parece uma contradição. Não tem nada de ousadia em dar um novo passo, falar uma palavra nova, usar uma expressão incomum.
Não cometa o mesmo erro que a maioria das pessoas, dê um passo novo, aprenda alguma coisa, todos os dias. Mesmo que você fique nervoso, faça, seu conforto se expande e você pode ir mais longe. Entretanto, não se esqueça do “banquete de consequências” da vida profissional e pessoal.
Enfim, os obstáculos são as coisas que impedem que nossas vidas sejam entediantes, mesmo que doam muito, devemos experimentar. Os novos desafios, no entanto, podem ser assustadores, especialmente se envolverem a superação de um medo. Às vezes, o desejo de avançar um pouco e não temer o que desconhecemos, vale todo o esforço.
Em suma, tudo vale a pena, quando a alma não é pequena. Inquestionavelmente, desafiamos nossos medos com um novo passo e uma palavra nova a cada dia.
(1) "Entre sem bater - Fiódor Dostoiévski - Novo Passo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/02/entre-sem-bater-dostoievski-novo-passo/