Brumadinho 5 anos depois

Brumadinho, uma grande mineradora ali se instalou. Bem no alto daquele morro. Sua exploração principal o minério de ferro. E com a exploração uma grande barragem ali se formou. Uma barragem de contenção de rejeitos de minérios de ferro. Que ao longo do tempo foram se acumulando. Porém, não aguentou. A barragem não suportou. Um estrondo! E o chão começou a afundar. Era tarde e nada se podia fazer naquele momento. Ela se rompeu no alto do morro. E veio descendo um mar de lama. Água e minério de ferro tudo misturado. Uma grande enxurrada um "tsunami". Descendo morro abaixo a uma velocidade de 100 km por hora. Em uma grande velocidade e com uma grande força ia arrastando tudo o que havia em seu caminho. Uma grande tormenta naquela tarde. Um grande tormento. O povo assustou. Pediu socorro! Enquanto isso o "tsunami" passava destruindo tudo e buscando um caminho a seguir. Não respeitava nenhum obstáculo a sua frente. Foi uma tarde de muitos estragos naquele povoado. Casas destruídas. Moveis destruídos. Animais mortos. Pessoas desaparecidas. A vegetação nativa destruída. A fauna e a flora destruída. Um povoado destruído. De novo o estrago foi grande. E o caos instalado. As vitimas sofreram. Perderam tudo o que tinham. Isto é perderam o pouco que ainda tinham. Agora sem casa, sem um lar e sem seus familiares. Suas lavouras e plantações também destruídas. Ficaram sem o seu trabalho. Sem o seu sustento. Rios e córregos destruídos. Mananciais destruídos. Um mar de lama. Nada ficou de pé. Tudo tombado. Tudo destruído. O povo de novo sofre ao lembrar o desastre ambiental. E até hoje, o povo sofre as consequências deste desastre. Qual é mesmo o valor para se recuperar vidas que se foram? Qual é mesmo o valor para se recuperar um rio ou um córrego? Qual é mesmo o valor para se recuperar o meio ambiente destruído? O que mudou nestes 5 anos já passados?

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 25/01/2024
Reeditado em 25/01/2024
Código do texto: T7984444
Classificação de conteúdo: seguro