Entre Sem Bater - Outras Presenças
Aílton Krenak disse:
"... o branco acha que o ambiente é ´recurso natural`, como um almoxarifado em que você vai e retira coisas. Para o indígena é um lugar onde você deve pisar suavemente, pois está cheio de outras presenças ..."(1)
Aílton Krenak é, acima de tudo, um dos grandes representantes dos povos originários do Brasil. E, com toda a certeza, honra as suas origens da melhor maneira possível. Sua luta pode ser exemplificada pelas inúmeras frases que escreveu ou verbalizou na mídia. Todas com grande significado e que, em função dos crimes recentes contras os Yanomamis, confirmam tudo que escreveu.
OUTRAS PRESENÇAS
A frase objeto deste texto é maior do que na imagem de apresentação, disse o filósofo Krenak, dentre outras:
"A grande diferença que existe do pensamento dos índios e do pensamento dos brancos, é que os brancos acham que o
ambiente é ´recurso natural`, como se fosse um almoxarifado onde você vai e tira as coisas, tira as coisas, tira as coisas. Pro
pensamento do índio, se é que existe algum lugar onde você pode transitar por ele, é um lugar que você tem que pisar nele
suavemente, andar com cuidado nele, porque ele está cheio de outras presenças." (Ailton Krenak)
Certamente, uma tradução possível da frase seja que, para os povos indígenas, a natureza é um lugar sagrado.
E, como se não bastasse, acreditam que outras presenças, além dos humanos, pertencem ao lugar. Essa compreensão leva a uma relação de respeito, cuidado e preservação com o ambiente como um todo. Por outro lado, a perspectiva exploratória e destrutiva do branco se baseia em uma visão utilitária e individualista da natureza.
Assim sendo, devemos estar cientes de que outras criaturas e seres que lá vivem lá dependem dos mesmos recursos naturais para sua sobrevivência. As outras presenças, como animais, plantas e todos os espíritos presentes na mata, devem ter sua preservação em alta conta.
Pisar suavemente o solo dos outros, analogamente à cultura oriental, é entrar na casa de alguém sem sapatos. Do mesmo modo, a educação oriental indica que devemos deixar a sujeira dos sapatos do lado de fora da casa que visitamos.
Do mesmo modo que existem outros saberes, existem outras presenças, devemos entender e respeitar todos se quisermos evoluir como humanos.
Em suma, a frase destaca a importância de reconhecer e valorizar a complexidade e interconexão da vida na Terra. Devemos ter a capacidade de mudar nossa relação com a natureza para uma de cuidado e harmonia.
Assim sendo, poderemos nos considerar artífices e construtores da humanidade, sem destruição de saberes, presenças e recursos naturais.
O homem branco, em todos os continentes, acostumou-se a desrespeitar os saberes e as terras dos povos originários, até quando?
(1) "Entre sem bater - Aílton Krenak - Outras Presenças" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/12/entre-sem-bater-ailton-krenak-outras-presencas/