ARTISTA DE NASCIMENTO

ARTISTA DE NASCIMENTO

Meu nome é Zeneide Cordeiro, sou uma pessoa cega, negra, de cabelos longos, ondulados e castanhos, rosto redondo , olhos pretos e lábios finos

minhas profissões são , professora, pesquisadora, consultora de acessibilidade, dramaturga, atriz e artista visual.

Todas as atividades que realizo no meu dia a dia, seja profissional ou não, tem a Arte como ponto inicial departida.

Por esta razão, falo sou artista desde que nasci, sim, sou artista de nascimento, desde criança amava criar personagens, histórias, desenhar, pintar, esculpir., amava música, interpretar e declamar versos e poesias.

Esse meu contato inicial com a Arte me levou a estudar artes na Universidade Federal do Maranhão. Durante a graduação compreendi que a arte na minha vida era muito mais do que produção de obras de arte e a profissão que escolhi.

Entendi a arte como o principal meio de adquiri conhecimento sobre tudo, pessoas, lugares, culturas, ciências, tecnologias, d muito mais.

Por isso, decidi fazer pós-graduação, mestrado e doutorado em áreas distintas na UFMA.

Atualmente, minhas produções artísticas são construídas a partir das minhas experiencias cotidianas e da minha formação acadêmica.

Elas expressam minha visão cega sobre temáticas sociais, políticas, educacionais, ambientais e sobre contradições e essência do ser humano.

Gosto de falar sobre qualquer tema com linguagem simples, poética, realista, dramática e com humor.

Atualmente, tenho me dedicado a produção de artes integradas e audiovisual acessíveis.

Uma inovação nessas minhas produções é a união do meu processo de criação artística com meu processo de ensino de arte.

Por isso, ministro cursos de diversas linguagens artísticas, em especifico, artes integradas, artes visuais e audiovisual para pessoas sem deficiência, pessoas cegas e com outros tipos de deficiência meu objetivo é romper barreiras que impedem e dificultam o acesso e a produção artística de pessoas que estão em condição de vulnerabilidade social e econômica no Maranhão e no restante do Brasil.

Zeneide Cordeiro
Enviado por Zeneide Cordeiro em 24/01/2024
Código do texto: T7983753
Classificação de conteúdo: seguro