Conselhos para as Crianças no Futuro Pós-pandemia

Caríssimas crianças do amanhã lhes escrevo de um tempo que, espero, permaneça apenas como um eco distante em suas memórias históricas: uma tragédia vivida apenas por seus antepassados. Falo de um período marcado por uma guerra não convencional, a batalha contra a Covid-19. O legado desses tristes dias não foi de triunfo, mas um mar de perdas irreparáveis, um rastro de defuntos que, de certa forma, desenha o caminho para o que chamamos de "normalidade", a “volta à vida comum”.

A pandemia, longe de ser um mero evento de saúde pública, revelou e intensificou o que havia de mais sombrio no comportamento humano. O retorno às incivilidades, as ações desumanas se tornaram, infelizmente, um cenário comum. Testemunhamos mais uma vez a barbárie em seu estado puro, uma transformação desoladora onde o ânimo se converteu em d1esespero, e rostos outrora sorridentes se mascararam com a ignorância.

Os dias de pandemia não foram de mudança, mas de revelação. O pior de nós, seres humanos, foi exacerbado. Emergiram melodias de ódio, racismos antes velados vieram à tona. E o que se via no campo político era a democracia sendo questionada por atos de pura intolerância. Homens e mulheres, em lutas íntimas e silenciosas, enfrentaram suas próprias batalhas, enquanto negacionistas da ciência ignoravam a magnitude da tragédia que se desenrolava. Nesse contexto, o que era considerado civilizado, educado, foi descartado, perseguido e depreciado. Os valores humanos pareciam se decompor no ar, como se a própria civilidade fosse substituída por um odor insuportável de decadência moral.

Mas, crianças do futuro, eu lhes implo1ro: não deixem que as sombras desses tempos obscureçam suas trajetórias. Cresçam com a esperança de que vocês possam ser agentes de uma transformação apaixonada e significativa. Sonhem com um mundo onde as liberdades sejam celebradas, onde os dias cinzentos sejam apenas lembranças de um passado distante. Trabalhem para mudar o mundo, para cortar as raízes da corrupção e do desespero que uma vez nos afligiram.

Que suas vidas sejam marcadas por paixões libertadoras, e que vocês possam viver em um mundo onde a luz da compaixão e do entendimento brilhe mais forte do que as trevas do passado. Cresçam fortes, sábias e cheias de amor, pois é em vocês que reside a esperança de um futuro melhor.

18.11.2020

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 24/01/2024
Código do texto: T7983717
Classificação de conteúdo: seguro