Entre Sem Bater - Perguntas Falsas

José Saramago disse:

"... suas perguntas são falsas se você já souber as respostas ..."(1)

Alguns pensadores, autores de frases e citações, terão uma sequência nesta série "Entre sem bater". De acordo com a proposta desta trilha, o objetivo é provocar o debate e contraditório. Saramago é o cara da semana (em alguns casos a semana inteira terá dedicação a um único pensador).

PERGUNTAS FALSAS

Uma frase, como a temática deste texto, carrega muito mais do que uma ideia ou opinião simples, exige reflexão.

ChatGPT

Mudando um pouco a ordem do texto, em primeiro lugar, apresentarei a resposta da ferramenta ChatGPT sobre a frase e temática de Saramago.

Eu perguntei:

Se existem respostas que podem ser falsas, existe a possibilidade de termos perguntas falsas? Explique com, aproximadamente, 100 palavras.

O ChatGPT respondeu:

Sim, é possível ter perguntas falsas.

Uma pergunta falsa é aquela que não tem sua formulação correta, que é vaga, ambígua. Em outras palavras, que não pode ter uma resposta com base nas informações disponíveis.

Por exemplo, uma pergunta que pergunta por algo impossível de ter uma resposta, como "Qual é a cor do unicórnio?". Assim sendo, uma pergunta vaga, que não especifica   esclarece a pergunta, como "O que aconteceu?" não pode ter uma resposta precisa. Portanto, estas perguntas podem, com toda a certeza , receberem a classificação de perguntas falsas.

Além disso, perguntas com informações incorretas ou com uma compreensão errônea de um assunto também têm a classificação de perguntas falsas. É importante formular perguntas claras e precisas para garantir que as respostas sejam precisas e úteis.

Eu diria que é uma boa resposta, entretanto, a redação deve ter uma elaboração melhor(*).

O OUTRO LADO

Existe uma frase de Voltaire que gosto de aplicar, para aqueles useiros e vezeiros em perguntas falsas ou mal formuladas.

"Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas do que pelas suas respostas" (Voltaire)

Eventualmente, a cada pergunta que vejo mal formulada, ou com erros crassos, faço publicar esta frase de Voltaire. Com toda a certeza, a maioria das pessoas que formularam a pergunta são reativas de forma negativa. Desse modo, é uma das formas de se confirmar que a pessoa não sabe perguntar ou parte para o ataque por fazermos cair sua máscara.

Em minha experiência como professor, de alunos já crescidinhos, a máxima de Saramago se confirma. Quase a totalidade dos alunos que faz uma pergunta, já sabe a resposta e quer mostrar uma certa erudição ou conhecimento do tema ao fazer a pergunta. Desse modo temos de um lado perguntas falsas, de outro as perguntas verdadeiras que não precisam de respostas. Resta então algumas poucas, feitas por aqueles alunos que não têm vergonha de perguntar qualquer coisa, mas que representam toda a beleza da busca do conhecimento.

A frase de Saramago sugere que se a pessoa já conhece a resposta de uma pergunta, essa pergunta não é verdadeira ou séria.

Em suma, ela não é uma pergunta realmente desconhecida ou que a resposta não seja, minimamente, do conhecimento de quem pergunta.

A ideia é que uma pergunta verdadeira é, primordialmente, aquela cuja resposta não é do conhecimento de quem perguntou, mesmo parcialmente.

Perguntas falsas, certamente, são piores do que respostas falsas.

(*) Alguns pequenos ajustes e complemento na redação da resposta do ChatGPT foram necessários.

(1) "Entre sem bater - Saramago - Perguntas Falsas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/03/entre-sem-bater-saramago-perguntas-falsas/