Mundo chora (de rir) morte da Ironia
Sim, é verdade, já saiu em todos os sites. A Ironia morreu!
Ah, muito triste. Mas não podemos dizer que foi de repente, né? Ela vinha sofrendo há muito tempo. Incompreendida, desacreditada, menosprezada… passava muitas vezes despercebida. Até que foi bom dar um basta neste mundo literal!
O que me consola é que teve uma vida longa e feliz. Imagina, diz que era íntima de Sócrates, Platão, aquele povo todo da Grécia antiga. Sem falar dos grandes escritores, comediantes e pensadores, que não abriam mão da sua companhia ao longo dos séculos.
Era uma figura (de linguagem) essa Ironia! Malandra como só, adorava dizer sutilmente o contrário do que se pensava. Uma debochada. Puxa, uma pena mesmo. Mas era tão querida pelas pessoas inteligentes que sua morte quebrou a internet.
Emocionante ver os depoimentos, lamentando o falecimento:
Søren Kierkegaard: "A Ironia é a sombra que sempre acompanha o brilho da realidade."
Oscar Wilde: "A Ironia é a maneira mais elevada de se expressar, pois apenas o homem pode entender, e só o grande homem pode expressar."
Florbela Espanca: "A Ironia é a expressão mais perfeita do pensamento."
George Bernard Shaw: "A Ironia é uma expressão de dignidade, uma declaração da superioridade da alma sobre a circunstância."
Friedrich Nietzsche: "A Ironia é a expressão de uma liberdade que o conhecimento cria."
Jane Austen: "A Ironia é a justiça, a injustiça é a ironia."
Jean-Paul Sartre: "A Ironia é um meio de defesa e um prazer sutil."
William Shakespeare: "A Ironia é a claridade da luz, a sombra da sinceridade."
Ralph Waldo Emerson: "A Ironia é a expressão da superficialidade da vida.”
Victor Hugo: “É pela Ironia que começa a liberdade.”
Eça de Queiroz: “Só a alegria dá alma e luz à Ironia, à Santa Ironia - que sem ela não é mais que uma amargura vazia.”
Fernando Pessoa: “A Ironia é o primeiro indício de que a consciência se tornou consciente.”
Jules Renard: “A Ironia é sobretudo uma brincadeira do espírito.”
Milan Kundera: “A Ironia irrita. Não porque escarnece ou ataca, mas porque nos priva das certezas, desvendando o mundo como ambiguidade.”
Mário Quintana : “A Ironia atinge apenas a inteligência. Inútil desperdiçá-la com os que estão longe do seu alcance.”
Millôr Fernandes: “O último refúgio do oprimido é a Ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela.”
Um de seus melhores amigos, Groucho Marx, estava inconsolável no enterro. Soltou essa, ao ser perguntado por um repórter se acreditava na vida após a morte: “Não sei nem se acredito na vida antes da morte! Acho que acredito na morte durante a vida.”
Os primos Alegria, Crítica e Reflexão também estavam arrasados. Sarcasmo teme ser o próximo.
E vocês sabem a causa da morte? Parece que foi atingida por uma piada… (pausa dramática)... que ninguém entendeu.