SER CRISTÃO

Enquanto eu fumava um cigarro, minha esposa, do meu lado, assistia a vídeos na internet. Em um dos vídeos, a chamada dizia que uma tal Heloísa Périssé, humorista que nunca me fez rir, havia "tirado" a Fátima Bernardes ao ser questionada a respeito de sua fé. Ao ser indagada de como se intitula, a má-humorista disse ser cristã usando a justificativa que parafraseio a seguir: "Ser cristão é acreditar que Cristo é o salvador do mundo". Pois bem.

Desde os 15 anos de idade (hoje, tenho 38) eu me intitulo ateu cristão. Não é meu intuito aqui discutir esse mérito, é apenas uma informação sobre mim. O que é relevante, então? A relevância consiste no fato de que, independente de existir qualquer deus, o próprio Cristo não era cristão; provavelmente, judeu. Mas para eu não adentrar no mérito de questões dogmáticas, adiantemos à observação.

O Jesus (Yeshua) relatado na bíblia nos deixou inúmeros exemplos de humanismo com o próximo. "Quem nunca errou, que atire a primeira pedra". E o portuga, pah, mandou uma pedrada na cabeça do irmão. Cristo indagou: "Nunca erraste?". E o gajo: "Ralhos, dessa distância, não". Piada à parte (e não vejo nada de profano e nem de xenófobo nisso), ele nos nivelou, exemplificando que todos cometemos erros (pecados) e precisamos e podemos ser perdoados mediante arrependimento. O próprio mestre, segundo os relatos, dizia "SUA fé te curou", jamais "Sua fé em MIM te curou".

Se, assim como essa cristã, você crê que sê-lo é acreditar que Jesus Cristo é o salvador do mundo mas:

- desvia da pessoa em situação de rua;

- não dá comida aos necessitados;

- não dá cobertor a quem tem frio;

- não dá água a quem tem sede,

- não socorre o irmão agoniado, e por aí vai... desculpe-me, você não é cristão.

ANTÔNIO CARLOS POLICER

Antônio Carlos Policer
Enviado por Antônio Carlos Policer em 23/01/2024
Código do texto: T7982890
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.