Não se mexe com quem está quieto

Não se mexe com quem está quieto

“Quem fala o que quer ouve o que não quer”

Ditado popular

Uma vez, procurando no Youtube um antigo filme de terror chamado Não adormeça, que eu tinha visto quando criança, acabei assistindo novamente à história em que uma família, composta por um casal, os dois filhos(um menino e uma menina) e a avó materna vão morar em uma casa e tentar reconstruir suas vidas após a morte trágica da filha mais velha em um acidente de carro. Na nova casa, a filha supostamente consegue ver o fantasma da falecida irmã.

Entre as cenas, uma me chamou a atenção. Nela, o pai está assistindo às notícias e bebendo martínis e a sogra começa a provoca-lo, perguntando o quanto ele já bebeu e dizendo que ele sabe como fica após beber. Enraivecido, o genro rebate que está em sua casa e pode beber o quanto quiser e isso é problema dele e lembra que, na trágica noite, ela o estimulou a beber, colocando bebidas na sua mão e não os deixando ir embora quando ele ainda estava sóbrio. A senhora se afasta chorando e diz que a culpa não tinha sido dela.

Esta cena me fez lembrar de um antigo ditado: “não mexa com quem está quieto.” Quantas pessoas não vão provocar quem está quieto no seu canto e depois reclamam quando a pessoa provocada responde com rudeza? Isso quando não reagem com palavrões ou violência física. No filme, a sogra não tinha nada que ter provocado o genro, que estava relaxando depois de um dia de trabalho e não estava incomodando ninguém.

Devemos aprender a respeitar as pessoas. Mexer com quem está quieto é uma atitude inconveniente e uma prova de falta de educação. Por que ir incomodar os outros se eles estão nos seus lugares sem mexer com ninguém? Como se diz, a liberdade de um termina onde a do outro começa. Porém, muitos são os que gostam de provocar os outros pelo mero prazer de irritar ou causar mal-estar e, como sabemos bem, ninguém gosta de ser pago na mesma moeda.

Se você não gosta que lhe tratem com grosseria, aprenda a conviver em sociedade e não vá importunar quem está quieto, principalmente se você souber que esse alguém é grosso e não tem senso de humor.