CRÔNICAS - A CHUVA E O MEU CAFÉ DA MANHÃ...?!
CRÔNICAS – A CHUVA E O MEU CAFÉ DA MANHÃ...
Quando sinto a chuva na pele, me sinto abençoado por Deus como lavrador, pois após arar a terra a espera da chuva abençoada para plantar a semente e que tal terra molhada possa permitir que 90% das sementes vinguem não há um presente de Deus a um lavrador que labuta com dificuldades financeiras de que 80% dos custos e da mão de obra, e os preços que caem quando a produção é muito boa... os demais 20% são as benesses para continuar trabalhando para sobreviver...
E quem ganha realmente nesse trabalho, pois o lavrador fica com apenas 20%, portanto o preço deveria ser bem mais barato para o consumidor final?
Quem me dera que fosse assim, mas entre quem produz e quem recebe o produto na mesa, vamos dar o exemplo do café... que achamos tão caro R$15,00 o quilo de café moído...
Mas que planta espera de 4 a 5 anos para uma boa produção, além do trabalho de cuidar desde a muda até que a mesma seja replantada nas covas de 30 x 30 x 30 cm de largura x comprimento e profundidade a cada 3 metros de um pé ao outro... além da espera cuidar para que o mato não tome conta e as pragas dos insetos não prejudique a muda...
Além da florada e a polinização necessária para que os grãos aconteçam, com certeza com as chuvas no tempo certo, e a colheita feita ainda manual e posteriormente secar em um terreiro de chão batido, pois nem sempre no começo temos um terreiro de cimento onde possa secar convenientemente os grãos de café colhidos...
Posteriormente encaminhar a uma beneficiadora ou ter uma beneficiadora em sua própria fazenda que separa os grãos por tamanho e assim diferencia os grãos para exportação ao estrangeiro, e o resto fica por aqui a preço bem mais baixo por sacas que irão para tais torrefadoras que acabam misturando outros produtos até que o café chegue ao consumidor, imagine quanto deveria custar um quilo de café de primeira qualidade???
Acreditas que um colega americano não quis levar o café já moído para os States... pediu que o ajudasse encontrar o café em grão já torrado mas assim assistiu moer aquele em grão e não se preocupou com o preço pois com certeza levou o mais delicioso café brasileiro...
Se bem que eu mesmo nem ligo, pois não posso tomar o café puro, pois o meu problema de gastrite vira um problema sem solução, assim prefiro até um café mais fraco, aproveito coar o ultimo café e guardo assim o bem mais fraco numa garrafa térmica e aprecio assim o café puro quase um cháfe de tão transparente que fica...
Ao chegar num bar sempre que posso peço um café expresso, para sentir o paladar do café maravilhoso, e depois de tomar o suficiente para me lembrar daquele café que eu mesmo torrava e apreciava o cheiro do café torrado e depois moer... e preparar o café ainda com o pó quentinho retirada da cumbuca na qual no fogo a lenha foi torrado com paciência e sem pressa... como também fazia de tempos em tempos na mesma cumbuca a torrar o amendoim colhido na fazenda dos meus tios...
Nota do autor:- Mas aqui faço a minha homenagem a dupla Chitãozinho e Xororó... com a música que me traz saudades desses bons tempos de plantar o café e colher... O CHEIRO DE TERRA TOMBADA E MOLHADA PELA CHUVA!!! TEM COISA MELHOR???