Entre Sem Bater - Maravilha da Ciência
O Barão de Itararé disse:
"... a televisão é a maior maravilha da ciência, a serviço da imbecilidade humana..."(1)
O autor de uma publicação com título "Máximas e Mínimas" não pode, em hipótese nenhuma, deixar de ter o destaque que merece. Suas frases estão, inegavelmente, na pauta da proposta de "Entre sem bater", nossa ironia (ins)piracional. Ao mencionar uma maravilha da ciência, o "Barão" nem imaginava algo como a Internet.
MARAVILHA DA CIÊNCIA
A frase "A televisão é a maior maravilha da ciência ..." é portanto, um comentário irônico sobre a influência da televisão na cultura popular.
A frase tem citação ampla desde 1955, tornando-se um comentário popular sobre a influência da televisão na sociedade moderna.
A televisão foi uma das tecnologias mais influentes do século XX até o surgimento da Internet e redes sociais. Entretanto, para muitas faixas etárias, a televisão continua a ter um papel significativo na cultura e educação de hoje. Desde que teve sua expansão, a televisão pode informar, entreter e educar os telespectadores. No entanto, a realidade é que a televisão também provoca um efeito negativo na sociedade. Inquestionavelmente, pode perpetuar estereótipos, promover comportamentos prejudiciais, difundir ideias tendenciosas e condenar sem julgar. Por outro lado, melhorar a qualidade da comunicação humana não está no topo de suas funcionalidades.
IMBECILIDADE
Desse modo, a parte que diz "... a serviço da imbecilidade humana" captura a ideia de que uma televisão pode ter um efeito negativo na sociedade. A palavra "imbecilidade" sugere uma falta de inteligência ou discernimento sobre aquilo que chega ao telespectador. A ideia de que a televisão está "a serviço" dessa imbecilidade sugere a ausência de crítica e reflexão sobre os conteúdos. Em suma, significa que a televisão promove comportamentos ou ideias que são prejudiciais ou contraproducentes.
No entanto, é importante lembrar que a televisão não é inerentemente "má" ou "boazinha" - é simplesmente uma tecnologia. Assim como uma arma de fogo, a televisão é um instrumento de comunicação que pode ser mortal. Embora algumas programações de televisão sejam informativas, educacionais e inspiradoras, outras são sensacionalistas, parciais e manipuladoras.
Enfim, o verdadeiro problema, então, é como a televisão funciona e como é a percepção de cada um de seus telespectadores.
A imbecilidade humana se esconde atrás de estereótipos e preconceitos em exibição natural na televisão. Por exemplo, até bem pouco tempo atrás as minorias étnicas, mulheres e pessoas LGBTQ+ eram alvo de desvios de conteúdo na televisão. Portanto, as muitas vezes que as pessoas desses grupos apareceram de maneira negativa ou como estereótipos, a imbecilidade humana venceu. Sendo assim, estes grupos sofriam com a diminuição da autoestima e, certamente, ocorria o aumento do preconceito entre os telespectadores.
INTERNET E REDES SOCIAIS
O Barão de Itararé faleceu quando a televisão, uma "maravilha da ciência", estava no auge. Contudo, ele não tinha noção do que a Internet e as redes sociais fariam para ocupar o lugar da televisão. Desde que Orson Welles provou com a "Guerra dos Mundos" que a humanidade pode ser teleguiada, nada mudou, só ficou muito pior.
Uma vez que ele não está mais entre nós, é possível um aforismo bastante aplicável e de fácil entendimento.
"A Internet e as redes sociais são, inquestionavelmente, as maiores maravilhas da ciência a serviço da imbecilidade humana".
Sem dúvida, Aporelly assinaria embaixo desta frase atualizadíssima.
Do mesmo modo que a televisão incentiva comportamentos prejudiciais (consumo de alimentos não saudáveis, álcool, fumo, violência) chegou a vez da Internet. Agora são as redes sociais que mostram e incentivam, com certo glamour, comportamentos perigosos ou nocivos, como o uso de drogas ou atividades criminosas.
Quando uma idiota como a tal MC Pipokinha fala de profissionais da educação, e recebe apoio de milhões, é porque perdemos o jogo.
E, por outro lado, aqueles que argumentam a favor da televisão ou das redes sociais é porque estão se locupletando destas maravilhas da ciência.
Sem dúvida alguma, não há limites para a imbecilidade humana !
(1) "Entre sem bater - Barão de Itararé - Maravilha da Ciência" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/27/entre-sem-bater-barao-de-itarare-maravilha-da-ciencia/