UM HOMEM

UM HOMEM

( Para meu irmão Rui Araujo em homenagem aos meus amigos Nilo e Nayr Araujo)

Um homem não é, jamais, o seu nome, seu sobrenome, os seus títulos universitários, os cargos civis ou públicos que ocupa, os seus bens materiais, as suas joias pessoais, as suas rodas de relações.

Um homem é a história de suas lutas, de suas derrotas e de suas vitórias, é a infinita quantidade de vezes, que sacudiu a poeira e deu a volta por cima.

Um homem é a lembrança das coisas nobres que fez e que são contadas por seus descendentes, por seus subalternos ou por seus superiores, por quem o conheceu e por quem soube de seu proceder.

Um homem é o conjunto de vezes em que renunciou a favores pessoais por entender que, se os aceitasse, estaria denegrindo a sua imagem e manchando a sua personalidade.

Um homem é o conjunto de vezes em que tirou do bolso os últimos reais que tinha e ofereceu para um amigo comprar um pão e poder tomar um café, a noite, com sua mulher e com seus filhos e nunca o cobrou por isto ou exigiu algo em troca.

Um homem é a soma de vezes, nas quais silenciou ante uma ofensa ou uma agressão verbal por não querer, com a sua resposta, ser deselegante e ou nivelar-se às posições tomadas pelo agressor.

Um homem é aquele que foi um bom pai, um bom marido, um bom amigo e um bom cidadão.

Um homem é aquele que com o suor do seu rosto , por ser trabalhador e honesto construí sua vida, sustentou sua familia proveu sua existência, sem nunca sujar as mãos com algo que não fosse seu por justiça e por direito.

Um homem é aquele que nunca roubou nada de ninguém.

Um homem é aquele que foi de tal maneira honrado que, hoje, ao ouvir-se a sua história é impossível não se emocionar.

Um homem é aquele que, quando se fala nele, se faz um silencio em homenagem a sua história, a sua conduta, a sua humildade, a sua bondade, ao seu caráter, a sua honra e ao seu proceder.

É claro, que existem outros tipos de homens mas, estes, mesmo poderosos, abastados, influentes, com grande seguidores, com títulos acadêmicos não poderão, nunca serem chamados de: Um homem, se os chamássemos assim, estaríamos traindo a história e honra dos verdadeiros Homens.

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 20/01/2024
Código do texto: T7980571
Classificação de conteúdo: seguro