“LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS” * 9h53min....

Via de regra, os países, quando passam a serem donos de seu destina, é de hábito constituírem o Supremo Tribunal de Justiça, e o nosso país não foi exceção, promulgada a sua independência em 1822, já em 1824, providenciou a criação do Supremo Tribunal de Justina, “Constituição de do Império de 1824, determinou a Criação do Supremo Tribunal de Justiça, instalado em 1829” ...

Num golpe militar, sem a participação popular, foi “trocado” a monarquia pela República, e querendo “inovar”, trocaram o nome de Supremo Tribunal de Justiça, trocando a última palavra para Federal, convenhamos o primeiro nome soa mais coerente...

E, hoje, vemos com espanto, exacerbando em suas funções, cuja a prioridade deveriam sempre primar e seguir do que está escrito em nossa Constituição, promulgada em 1989, chamada por Ulysses Guimarães de Constituição cidadã...

Porém, para o nosso espanto, a quase totalidade dos juízes do Supremo, não seguem à risca o que lá está escrito, pois é constantemente “rasgada” e não seguida. Um juiz que não recebeu um voto do povo, “atropela” o Congresso que recebeu milhões de votos.

De modo arbitrário, aos poucos a liberdade de expressão vão sendo “sufocadas”, um dos casos mais agravantes, foi o “cancelamento” do perdão dado ao ex Deputado Daniel Silveira, que voltou a prisão, contrariando o que está na Constituição, o indulto de um presidente da república não é para discutido, mas sim cumprido...

O evidencia que estamos vivendo um caos jurídico, em que alguns juízes do Supremo, “atropelam” as funções do legislativo, e lamentavelmente o povo assiste a omissão do Congresso, que “finge” não está sendo “atropelado” em seus poderes...

Tudo isto nos causam perplexidade, e, ver que aos poucos nossa Democracia está indo de “água abaixo” ... Estou até desanimado, eu que nunca votei em branco ou anulei meu voto, estou propenso a não votar nas próximas eleições, em virtude deste embrolho jurídico que estamos vivendo... 10h23min.

*Samba-enredo de 1989, coincidentemente o neste mesmo ano foi promulgada a nova Constituição.

Curitiba, 19 de janeiro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/01/2024
Código do texto: T7980531
Classificação de conteúdo: seguro