Das vantagens de ser flexível

Sempre tento experimentar coisas novas nessa vida, nem sempre consigo, mas tento. Atualmente faço natação e há algum tempo, fiz dança de salão. Nas duas atividades percebi algo em comum, tudo flui melhor se formos flexíveis, se mantivermos a calma, é impressionante, está tudo na nossa cabeça.

Isso é bom e ruim dependendo da pessoa. Por mais que eu tente, me conscientize que preciso ficar calma, que não vou morrer afogada e etc, ainda assim me sinto afobada ao tentar nadar, perco a respiração e não consigo boiar com facilidade. Na dança precisamos nos deixar levar pelo parceiro, o corpo precisa estar flexível para a dança fluir, e quem disse que eu conseguia? ficava dura igual um poste, tentava prever os próximos passos do parceiro, obviamente não dava certo.

Sempre pensei demais, pensava no antes, no durante, no depois, às vezes na vida a gente só precisa se entregar, se deixar levar, isso não é fácil, mas é perfeitamente possível. No meu caso é um trabalho constante, um passinho de cada vez. Não é do dia pra noite, a gente vem com muitas amarras, muitas travas que a gente nem sabe que tem. Assim como treinamos pra andar, segurar um talher, amarrar o tênis, é um trabalho constante. Depois de adulto é muito difícil se aprender algo novo, mas assim como na vida, a gente precisa respirar fundo e se permitir errar, cair, sentir medo, se descobrir, só assim saberemos o que tem depois disso, pode não ter nada demais, pode ter um grande aprendizado, um talento, vai saber?

A vida muda o tempo todo, se ficarmos travados em uma única opinião, decisão, visão, seremos atropelados, e tudo ficará ainda mais difícil do que já é naturalmente. A gente precisa de leveza não só porque é mais fácil, mas sim porque a vida já é pesada por si só. A leveza torna a vida suportável.

Percebi ainda mais dentro da piscina e no salão de dança que a chave para sermos flexíveis, que o controle de lidar com as situações está dentro de nós, por mais que o meio externo seja contrário. Eu por aqui sigo tentando, não tanto quanto gostaria, mas nem tão pouco quanto antes.

Tamiris Pires
Enviado por Tamiris Pires em 19/01/2024
Código do texto: T7980159
Classificação de conteúdo: seguro