Entre Sem Bater - Os Coaches
Jairo Bouer disse:
"... as redes sociais são um terreno fértil para os coaches oportunistas ..."(1)
O Dr. Jairo Bouer quando fala sobre os coaches, está querendo mostrar às pessoas o mal que estes personagens fazem aos outros. Com toda a certeza, a educação do médico-educador não permitiu que ele generalizasse, e o qualificativo "oportunistas" é compreensível. Desse modo, se ele não diz, digo eu, só de usar o termo coach, o cabra é um oportunista.
OS COACHES
Em primeiro lugar, fico em dúvida se nestes tempos de estrangeirismos e redes sociais, devemos escrever os coaches ou "the" coaches. Estamos aqui para corroborar a visão do educador mas sem a polidez dele. Desde que o termo tornou-se comum nas redes sociais, é claro que oportunistas de todas as espécies apareceriam com este título (???).
ILUSIONISTAS
O universo do coaching(2) é, sem dúvida, um ambiente de dualidades e ilusionismo. É o espaço onde a busca por desenvolvimento pessoal e profissional coexiste com a presença de oportunistas, que existem em todas as profissões. Assim sendo, muitos perfis se aproveitam das redes sociais para disseminar promessas vazias e enganar as pessoas.
Enquanto alguns reconhecem o valor dessa ferramenta, ressaltam a necessidade de verificar a qualificação de cada profissional. Por outro lado, alguns (aqui eu me encaixo) alertam para as armadilhas destes indivíduos que oferecem "milagres" sem base factual.
Anteriormente, estes palestrantes e apresentadores de conselhos tinham estratégias que copiavam de outros bons de gogó. Por exemplo, Dale Carnegie era um pescador de pessoas(3), e fez escola e fama com suas armadilhas e desrespeito.
REDES SOCIAIS
Em tempos de domínio da instantaneidade nas redes sociais, é comum deparar-se com coaches e suas estratégias sedutoras ao extremo. Para atrair seguidores em busca de uma transformação rápida e significativa em suas vidas, mostram o que não conseguem provar. E, surpreendentemente, cada vez mais, as pessoas acreditam em criações digitais mais do que em algum texto ou contraprova.
SIGA-ME
Expressões como "Se você me seguir no Instagram, sua carreira será um sucesso" tornam-se chamarizes irresistíveis. Aqueles ou aquelas que acreditarem no que está num perfil destas redes instantâneas, é peixe na rede, sem trocadilho. Quanto mais a pessoa anseia por uma mudança positiva ela acredita no que estes perfis recomendam. Esses coaches, muitas vezes, investem mais na construção de uma imagem de sucesso do que na entrega efetiva a partir de resultados tangíveis.
DISCIPLINA
O apelo emocional é uma ferramenta recorrente nesse jogo de ilusões e os que têm a mente fraca padecem em primeiro lugar. Como se não bastasse, ao ouvirem algo como "Disciplina é a ponte entre metas e realizações" acreditam que lhes falta somente a disciplina. Certamente pensam que para atingir suas aspirações individuais, basta uma organização e disciplina. Desse modo, a ideia de que o sucesso está ao alcance de todos é crível, desde que se sigam as fórmulas mágicas dos coaches. O perigo reside na superficialidade dessas abordagens, que frequentemente carecem de substância e embasamento, relegando o desenvolvimento real a segundo plano.
ACREDITE !
O discurso motivacional, muitas vezes desprovido de fundamentação científica, também faz parte do arsenal dos coaches, oportunistas ou não. A afirmação "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela" serve de inspiração até no grito "Eu acredito", nas arquibancadas. A princípio, soa como inspiração e é um cântico que inebria milhares, até milhões. Contudo, falta uma abordagem estruturada e evidências que tornem questionáveis a eficácia dessas promessas. A criação de narrativas(4) edificantes se confunde com a construção de miragens e mitos. Desse modo, os indivíduos sem rumo, perdem-se ainda mais na sua busca por crescimento pessoal e profissional.
ADESTRAMENTOS COLETIVOS
A crítica à falta de base científica e comprovações reais encontra respaldo na prevalência de treinamentos com "técnicas poderosas" sem fundamentação sólida. A superficialidade desses métodos não exige nem muita análise, ou como digo sempre; bastam três perguntas para destruir os castelinhos de areia. A busca por resultados rápidos dos desesperados se sobrepõe à necessidade de um processo de desenvolvimento sólido e consistente. Assim sendo, quanto mais gente se reúne em torno de um coach, com cursinhos muito baratos, o adestramento coletivo está em curso.
Nesse contexto, torna-se essencial que os indivíduos estejam atentos e seletivos ao escolher um coach ou simulacro de consultor.
FRASES DE EFEITO
Algumas frases que serviram de destaque neste texto estão, inquestionavelmente, na boca de onze entre dez coaches, quais sejam:
“Se você me seguir no Instagram, sua carreira será um sucesso”.
“No próximo treinamento vamos aprender técnicas poderosas”.
“Disciplina é a ponte entre metas e realizações”.
“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela”.
“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”.
Desde que você ouça o "... se você me seguir ..." até o "... podemos criá-lo ..." é tudo uma cilada. Com toda a certeza, estas frases ainda enganam muitas pessoas, mas estão aparecendo variantes, com termos mais bonitos e agradáveis.
A frase de Jairo Bouer ressalta a importância de optar por profissionais com qualificação (coaches não !) e experientes. Só do sujeito (ou sujeita) abrir mão de sua formação e se autoclassificar como coach, a sinalização é clara. A advertência de Bouer ganha ainda mais relevância diante da profusão de oportunistas que propagam promessas e ilusões.
FUTURO
Enfim, é necessário muito discernimento para distinguir entre abordagens profissionais e discursos de picaretas e golpistas. Com toda a certeza, alguns deles dizem alguns absurdos como:
"A profissão de coach tem regulamentação profissional".
"Um bom coach pode te ajudar a alcançar seus objetivos".
"Um coach te ajuda muito, mas você é o maior responsável pelos resultados".
Sem dúvida, todas estas frases são interessantes, mas cada uma delas depende de um contexto e uma realidade diferente. É provável que alguns coaches mostrem depoimentos positivos, dentre milhares que pagaram pelo seu "trabalho". Certamente, não vejo nenhum coach mostrando os erros ou reclamações de quem comprou um sonho e a padaria não tinha.
Em outras palavras, existe muito mais entre o desenvolvimento real e a ilusão única que atrai seguidores necessitando de mudanças rápidas.
Em suma, o aconselhamento, através de profissionais especialistas, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Entretanto, a presença de coaches que disseminam promessas irrealizáveis, ressalta a importância de uma abordagem crítica para tudo. Critérios profissionais, e cada profissão possui critérios diferentes, determinam os resultados. A busca por resultados rápidos não deve se sobrepor ao conhecimento prévio do que cada pessoa precisa, profissionalmente e pessoalmente.
Afinal é como o provérbio chinês, "... quem não sabe onde quer chegar, não procura um coach..." (*)
"Amanhã tem mais ...".
P. S.
(*) Com toda a certeza, provérbio não é assim, mas que aplica-se com perfeição, é muito claro. Coach (e derivações) é o tipo de estrangeirismo que todo profissional sério, e que defende o português, deveria abolir.
(1) "Entre sem bater - Jairo Bouer - Os Coaches" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/19/entre-sem-bater-jairo-bouer-os-coaches/
(2) "Coaching - A concorrência e a hipocrisia" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/11/22/coaching-a-concorrencia-e-a-hipocrisia/
(3) "Entre sem bater - Dale Carnegie - Pescador de Pessoas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/08/03/entre-sem-bater-dale-carnegie-pescar-pessoas/
(4) "Entre sem bater - Bernardin de St. Pierre - As Narrativas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/07/entre-sem-bater-bernardin-de-st-pierre-as-narrativas/