Entre Sem Bater - Força da Repetição

Machado de Assis disse (in Dom Casmurro):

"... há conceitos que se devem incutir na alma do leitor, à força de repetição ..." (1)

Machado de Assis seria daquelas pessoas que, se vivesse hoje, seria símbolo das oligarquias para exemplificar a meritocracia. O cara que era para estar morto desde a infância. Entretanto, teve pais que sabiam ler e escrever e viu que para andar próximo da elite tinha que saber mais do que eles todos juntos. Indiscutivelmente, foi um sobrevivente, numa época em que as oligarquias mais oprimiam e exploravam os afrodescendentes.

FORÇA DA REPETIÇÃO

Em primeiro lugar, uma pessoa que, sendo descendente de escravos, vivenciou a Abolição da Escravatura tinha muito o que escrever. Como se não bastasse, foi ativo na mudança política no país quando a República substituiu o Império. Além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX. Analogamente, é como um grande escritor, nascido na primeira metade do Século XX comentasse e relatasse os eventos político-sociais destes 23 anos do Século XXI.

Fico imaginando uma mento como Machado de Assis escrevendo "Dom Casmurro", "O Alienista" baseado em tudo que aconteceu de 1940 até hoje.

Mas voltando à questão da força da repetição, e sem querer que algum autor "atualize" as obras de Machado de Assis para os tempos modernos.

CONHECIMENTO

Não me lembro ao certo as condições que levaram Machado de Assis a escrever a frase supracitada no livro "Dom Casmurro". Confesso que não voltei ao livro recentemente para conferir o contexto. Confiei a existência da frase com fontes diferentes e não li o livro novamente. Entretanto, achei mais apropriado ao momento que vivemos.

As gerações que se educam com e pela tecnologia tem pressa. Com toda a certeza, eles não gostam de repetições e mal ouvem uma vez alguma coisa e pensam que adquiriram conhecimento.

É provável que Machado de Assis usasse a repetição como uma técnica literária para enfatizar certas ideias ou conceitos.

A repetição pode ter uso de diversas formas, como de palavras-chave, frases ou temas com o propósito de entrar na alma do leitor. A repetição pode, por exemplo, ser uma ferramenta poderosa para criar efeitos literários. Não apenas a construção de ritmo e a criação de uma sensação de intensidade, mas um envolvimento maior com o leitor.

Por outro lado, a repetição também pode criar efeitos de suspense e mistério, como é o caso da obra "Quincas Borba". De fato, naquela  obra, ele utiliza a repetição de palavras e frases para construir a tensão e o suspense no decorrer da história. Em outras obras, como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", por exemplo, a repetição de frases destaca a ironia e a crítica social presentes na história.

A REPETIÇÃO

Um professor, de uma disciplina da área de exatas, a cada matéria ou tema, repetia o conteúdo. Ao sofrer alguma interpelação, ele dizia: - é da repetição que advém o conhecimento. Ele seguia repetindo e nós, os alunos, seguíamos pensando como aquilo seria possível. Não apenas pela leitura da frase de Machado de Assis é possível entender o significado.

Realmente, "Há conceitos que se devem incutir na alma do leitor, à força da repetição". Do mesmo modo, há conceitos, ideias e conhecimento que devem estar na alma e mente de todos.

Viva a repetição !

(1) "Entre sem bater - Machado de Assis - Força da Repetição" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/11/entre-sem-bater-machado-de-assis-forca-da-repeticao/