QUANDO SE COMEÇA A FICAR VELHOS...

Um amigo, dos “buenos” , irmão e colega bancário , propôs hoje através do Whatzapp , a pergunta que, se algum de nós para quem a mensagem era dirigida, sabía quando se começa a ficar velho?

O meu amigo, já tem mais de oitenta a eu em maio de 2024 faço 77 o que nos qualifica para falarmos sobre o assunto.

Entendo, diante de minha origem cultural de peão de estancia que não fica-se velho pelos potros( anos) que domamos mas, pela forma com a qual nos portamos na doma.

Acho que a velhice acontece independente dos anos que se tem e, assim, podemos ser velhos ao 20, 30 , 40 e não sermos velhos ao 80 ou 90 anos.

Nos tornamos velhos quando trocamos a gentileza, pela grosseira, a alegria de viver pelo resmungo, pela reclamação, pelo ressentimento...

Nos tornamos velhos quanto ficamos intolerantes, e ficamos com o dedo apontado, para acusar outras pessoas por erros ou enganos cometidos...

Nos tornamos velhos quando comandando pessoas, o fazemos de modo autoritário e ditatorial...

Ficamos velhos, quando comandados fizemos da reclamação, da rebeldia, da má vontade permanente, as ferramentas com as quais conduzimos nossa atuação...

Nos tornamos velhos quando perdemos a capacidade de nos encantar com um nascer do sol ou com um fim de tarde na qual o mundo se cobre de vermelho para saudar a noite que se aproxima e que nos permitE ver os milhares de estrelas e a lua , no céu tão bela...

Nos tornamos velhos quando ao nos comunicarmos com nossa familia, esposas, esposos ou filhos, trocamos o diálogo que traz o entendimento pelo confronto autoritário que tem consigo dores e mágoas...

Nos tornamos velhos, quando recusamos o convite de amigos para irmos no bar da esquina jogar conversa fora, falar de futebol ou política e tomar uma cerveja gelada...

Nos tornamos velhos quando perdemos as esperança de que, ao nos levantarmos de manhã, poderemos desfrutar das alegrias e da felicidade que um novo dia nos traz.

Ficamos velhos, quando fizemos da reclamação, da ranzinza, da cara feia, da testa franzida, da ausência de sorriso, do rosto fechado, a nossa marca registrada com a qual nos defendemos de ataques imaginários por parte das pessoas com as quais nos relacionamos...

Ficamos velhos quando, por perder a virtude da autocritica, achamos que tudo o que fizemos está certo e nos recusamos a mudar...

Ficamos velhos quando achamos que sabemos tudo e, que portanto, não podemos acolher opiniões , sugestões ou ensinamentos que visam nos aprimorar ou melhorar nosso conhecimento intelectual e de vida.

Ficamos velhos quando perdemos, totalmente, as esperanças de que tudo pode ter um sentido mais nobre, grandioso e poderemos buscar, na felicidade, o destino de nossos barcos navegando, ao sabor dos ventos, no mar da vida.

Um grande abraço meu jovem amigo e espero que tenha respondido a tua pergunta.

Tenhas a certeza de que, em razão de minhas limitações, se não respondi, pelo menos, tentei...

( Recanto da Ana e do Erner 30.10.23- Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 17/01/2024
Reeditado em 17/01/2024
Código do texto: T7978342
Classificação de conteúdo: seguro