Entre Sem Bater - Mundo Moderno

G. K. Chesterton disse:

"... o mundo moderno perdeu o juízo, não tanto porque aceita o anormal, mas porque não consegue restabelecer a normalidade..." (1)

Chesterton viveu, inquestionavelmente, numa época estranha. Vivenciou um grande declínio do Império Britânico e foi ativo na primeira metade do Século XX. Viveu a Primeira Grande Guerra e tornou-se o "Príncipe do Paradoxo" antes da 2a Grande Guerra iniciar. É provável que suas frases de efeito provocaram muitos debates. Com toda a certeza, teria haters à fazendo fila para o virar do avesso.

MUNDO MODERNO

Em vários textos que já escrevi, muita gente faz críticas - algumas me chegam por terceiros - que revelam as facetas reais do nosso mundo moderno. Chesterton criou uma teoria muito interessante que denominaram como "Cerca de Chesterton".

A ideia de Chesterton, para o que ele denominou como "mundo moderno", no início do Século XX, era mais ou menos assim:

CERCA DE CHESTERTON

"... você nunca deve destruir algo, mudar uma regra ou alterar uma tradição se não entender por que ela foi criada. Desse modo, é uma forma de apelo à humildade ao criticar e querer reformar as coisas. Assim sendo, desde políticas ou instituições, até costumes familiares, tudo deveria ter limites. Os protocolos de trabalho ou linhas de código em programas de computador, por exemplo, são passíveis de críticas racionais. Em suma, você deve ter fundamentação crível e factual para criticar. É provável que, sem compreender totalmente o que está acontecendo você coloca-se numa escravidão mental(2) infinita. Assim sendo, as consequências de qualquer açodamento são muito piores do que aquilo que se pretende reparar ... " (adaptação da Internet).

Destarte, vemos que Chesterton teria problemas com o mundo moderno em que a destruição da verdade encontra espaço sem tramelas.

NÃO DESTRUA O QUE VOCÊ NÃO ENTENDE!

A visão de Chesterton sobre o mundo moderno, destacando a propensão das pessoas para destruir reputações e ideias é do século XX.

OPS !

Inquestionavelmente, a teoria dele estava no caminho correto ainda hoje, com as atitudes de perfis das redes sociais. Com toda a certeza, as pessoas, no geral, não possuem uma compreensão mínima do que estão rejeitando e compartilhando.

As reflexões do crítico inglês, tornam-se relevantes nos dias de hoje, e encontram eco em um fenômeno contemporâneo: as redes sociais. A disseminação de notícias falsas, conhecidas como fake news e outros absurdos inomináveis ganharam mentes vazias e corações impuros.

Chesterton argumentava que, na era moderna, as pessoas rejeitam tradições e valores sem entender a razão por trás deles. Essa falta de compreensão leva a um tipo de iconoclastia intelectual e manipulação mental(3) incompreensíveis. Por isso, as ideias sofrem não por sua falta de mérito, mas por uma impulsividade irracional.

Desse modo, essa ignorância se encaixa perfeitamente na era das redes sociais. Portanto, o julgamento rápido e a disseminação instantânea de informações falsas se tornaram a norma.

REDES SOCIAIS

Nas redes sociais, a busca pelo Clickbait(4) e compartilhamentos muitas vezes supera a busca mínima pela verdade. As fake news, com suporte da pressa em compartilhar sem verificar, proliferam e causam danos irreparáveis às reputações e ideias legítimas.

Chesterton, sem ao menos sonhar com redes sociais, alertava para o perigo de destruir o antigo sem entender sua importância. Desta forma, vemos suas profecias se concretizarem quando teorias da conspiração e informações distorcidas ganham destaque.

O pensador britânico também abordava a importância de compreender antes de julgar, um conceito em decadência nas redes sociais. A falta de critérios na comunicação online leva a uma polarização prejudicial ao indivíduo e à sociedade. Qualquer debate complexo sucumbe em prol de manchetes sensacionalistas e até falsas.

Recentemente, uma jovem cometeu suicídio por conta de um perfil sensacionalista que divulgou mentiras sobre a vida pessoal dela. E, surpreendentemente, os seguidores do perfil compartilharam a mentira, no mundo moderno isso é o "normal".

NORMALIDADE

Chesterton defendia a sabedoria de questionar antes de condenar, uma abordagem que se perdeu em grande parte na era digital. Atualmente, o pensador inglês teria, como afirmei, uma fila de haters e inimigos reais a importuná-lo, com a ideia de "liberdade de expressão".

Além disso, Chesterton discutia a propensão das pessoas para a rebeldia cega contra instituições e tradições estabelecidas. Nas redes sociais, vemos movimentos de cancelamento que, muitas vezes, não buscam a verdade, mas sim a destruição da reputação alheia. A crítica construtiva dá lugar à difamação impiedosa, e a compreensão cede espaço à intolerância. E, como se não bastasse, o séquito de perfis falsos que incentivam a crueldade, e que se escondem atrás da privacidade, só cresce.

Em suma, a teoria de Chesterton sobre a destruição sem compreensão no mundo moderno encontra paralelos evidentes atualmente. As redes sociais e o fenômeno das fake news tornaram-se um novo "normal" o retorno à normalidade é impossível.

O desafio contemporâneo de resgatar a busca da verdade e separar fatos de opiniões é uma utopia. Desse modo, promover a compreensão antes do julgamento e cultivar uma cultura de respeito pelas ideias é tarefa árdua. Até as plataformas digitais e seus aplicativos estão na linha do "... quanto pior melhor e mais clicks...".

Desafiar as convenções estabelecidas, com fundamentação é quase um crime, prevalece a falta de juízo e a apologética(*). Não destrua o que você não entende; não tente distorcer o que você não alcança; respeite os conhecimentos alheios.

"Amanhã tem mais ..." e as eleições municipais de 2024 não terão nenhum controle sobre as sandices que estão por vir.

P. S.

(*) Linha de ação comum naqueles que defendem teorias teológicas e pensam que estão provando alguma coisa, #IMHO.

(1) "Entre sem bater - G. K. Chesterton - Mundo Moderno" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/16/entre-sem-bater-g-k-chesterton-mundo-moderno/

(2) "Entre sem bater - Bob Marley - Escravidão Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/06/18/entre-sem-bater-bob-marley-escravidao-mental/

(3) "Entre sem bater - Aldous  Huxley - Manipulação Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/12/entre-sem-bater-aldous-husley-manipulacao-mental/

(4) "Entre sem bater - Cathy O´Neil - O Clickbait" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/28/entre-sem-bater-cathy-oneil-o-clickbait/