Pinturas de Santo Amaro do Sul
Há muita coisa para escrever sobre a vila de Santo Amaro do Sul neste 15 de janeiro, dia da 237ª Festa de Santo Amaro, devido ao seu valor religioso, histórico e cultural. Vamos nos ater a um aspecto de sua vida cultural, apenas.
Se quisermos ficar em Santo Amaro por vários dias durante a novena que inicia anualmente em 6 de janeiro, aproveitando também as demais atividades da programação festiva, poderemos nos hospedar na Pousada e Restaurante O Coqueiro. Nela, observaremos várias belas e detalhadas pinturas expostas nas paredes do restaurante (imagens acima e abaixo), todas sobre Santo Amaro e seus prédios e locais históricos de arquitetura açoriana, onde filmes e minisséries já foram rodados - a Vila Histórica é de 1752, e a igreja, a quarta mais antiga do Rio Grande do Sul, de 1787. A autoria das telas é da proprietária, Olinda G. Konrad.
Olinda, 81 anos, aprendeu a pintar aos 12 anos com um freira em Venâncio Aires. Com seu marido, Pedro Konrad, está há 39 anos tocando o seu negócio em Santo Amaro - em 23 de dezembro O Coqueiro completará 40 anos - , onde são cidadãos reconhecidos pela comunidade. Tanto é que que hoje, durante a missa festiva que encerrou a festa, foram alguns dos homenageados. Além da hotelaria, gastronomia e pintura, Olinda também faz artesanato com escamas de peixe. Tudo à venda ali mesmo - os quadros, 600 reais cada.
Conta Olinda que familiares já pediram para que se aposentasse, e ela o fez por um semana. Seus pés começaram a inchar e ela foi no médico, que a aconselhou a voltar ao trabalho que ama - confessa, com um brilho especial no olhar, sempre acompanhado do sorriso acolhedor que é dedicado aos seus hóspedes.
Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.