De novo

“Ana Castela e Gustavo Mioto terminam namoro de novo.” Este é um dos destaques de capa de um site de notícias. Eu disse: site de notícias. Nem sei o que senti ao ler. Sei sim: tristeza. Não, eu não conheço nenhum dos dois, e muito menos sou fã.

Aliás, sabem o que eu sou? Um ser jurássico, que tem uma opinião muito desatualizada sobre o que é importante. Calma, não vou apelar pro clichê (ou seria verdade?) que o bom jornalismo morreu. Posso ser vintage, não anacrônica.

Só eu acho que tem algo de errado com essa manchete? Vejam, não vou entrar no mérito de que o término do namoro não seja classificado como notícia, já que interessa aos milhões de seguidores que ambos possuem nas redes, e aos seus fãs.

Sei que eu fiz a faculdade de jornalismo, literalmente, no século passado. Mas a definição de notícia, em qualquer lugar, está atrelada ao termo NOVIDADE. E onde está a novidade no “de novo”? Então por que, meu Deus, por que isso é notícia? Por que está na capa, como um dos destaques do site? Site de notícias, repito. De novo.

Sei que estamos na dinastia do algoritmo, em que a relevância de alguém é determinada pelo número de seguidores nas redes sociais. Que a expectativa de cliques é um dos principais parâmetros do que deve ou não virar pauta. Estou em paz com isso. Sou uma grande entusiasta da tecnologia e de seu uso responsável.

Só vamos torcer pra não ser manchete da capa do site, daqui a uns 5 anos: “Famosa cronista sucumbe à desilusão contemporânea e anuncia aposentadoria da escrita… de novo.”

Miranda Both
Enviado por Miranda Both em 15/01/2024
Código do texto: T7977163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.