Entre Sem Bater - Filosofando
Paul Kleinman disse:
"... segundo Epicuro, viver uma vida simples, cheia de amigos e discussões filosóficas, era o maior prazer que se poderia alcançar. Durante ..."(1)
A biografia de Paul Kleinman é simples e ao mesmo tempo misteriosa. É provável que a ocorrência de homônimos e o desejo de privacidade sejam motivos supervenientes. Desse modo, é difícil falar alguma coisa além do que as suas publicações trazem. Certamente, e aqui estou filosofando, ele previu esta era da desinformação e desprezo pela filosofia.
FILOSOFANDO
Filosofando(*) é o livro mais consistente com o qual tive o primeiro contato com a filosofia. O livro de Maria Lúcia de Arruda Aranha foi excepcional para mim, e continua sua trajetória de mais de 30 anos e dezenas de edições. Outro livro que me ajudou muito foi o de Kleinman que chegou ao Brasil numa tradução, em 2014.
Naquele momento, foi uma leitura que consumi rapidamente e muitas vezes. Por isso, até já presenteei algumas pessoas com o livro e agora tenho somente a versão digital.
Qualquer debate sobre filosofia é muito complexo. Anteriormente, publiquei um texto sobre filosofia(2) que só recebeu pedras. Juntei as pedras e resolvi separá-las, algumas viraram novos textos, como este, outras jogo de volta, em outros textos.
Desse modo, e adotando a frase enigmática de Kleinman, e os pensamentos estoicos e cínicos, seguimos filosofando...
FILOSOFIA
A ideia de que a filosofia consiste, em larga medida, para questionar as nossas crenças e opiniões mais básicas. Desse modo, as coisas, o mundo e até nós mesmos, devemos ser como uma metamorfose ambulante(3). Por isso é um consenso entre filósofos de diferentes correntes que é filosofando que se evolui, sem retrocessos.
Certamente, essa ideia tem forte associação de que o conhecimento é importante. E que a melhor forma de adquiri-lo é, inquestionavelmente, através da crítica e da reflexão.
No entanto, surpreendentemente, existe também a ideia de que é imoral questionar as crenças e opiniões das pessoas. Como se não bastasse, confundem a verdade, a validade ou justificação com narrativas(4) e opiniões sem fundamento.
Essa ideia absurda surge a partir de diferentes argumentos, Quais sejam:
É desrespeitoso com as pessoas;
Pode levar a conflitos e violência;
Leva as pessoas a perder a confiança em si mesmas.
E, é exatamente estes comportamentos que vivenciamos com o avanço das redes sociais.
CÍNICOS E ESTOICOS
A partir das ideias dos filósofos cínicos e estoicos, é possível contestar as ideias de que é imoral ou desrespeitoso questionar as pessoas.
Os cínicos, em particular, defendiam que a filosofia era uma forma de vida. E assim sendo, a plenitude da vida surge durante a liberdade da mente e do corpo. Para os cínicos, as crenças e opiniões que as pessoas têm sobre si mesmas e sobre o mundo são frequentemente falsas. E, desse modo, provocam sempre alguma espécie de contrariedade ou são uma fonte de sofrimento.
Por isso, os cínicos defendiam que as crenças e opiniões devem ter questionamento constante, objetivando a verdade e a liberdade. Eles acreditavam que a verdade aparece através da razão, e a liberdade alcança-se através da independência das convenções sociais.
Os estoicos, por sua vez, defendiam que a filosofia é uma forma de viver de acordo com a natureza. Para os estoicos, a natureza tem provisão numa razão universal. Assim sendo, a verdadeira felicidade e bem estar surge com a harmonia da natureza e a racionalidade.
Desta forma, assim como os cínicos, eles acreditavam que as crenças e opiniões que são contrárias à natureza são certeza de sofrimento.
CONTRAPONTO FILOSÓFICO
Assim sendo, é possível argumentar que questionar as crenças e opiniões não é imoral. Na realidade, atualmente, com as redes sociais é a única forma de aproximar da verdade, com liberdade e independência. Por isso, questionar e debater, chegando em alguns momentos, à raiz dos temas, é essencial.
Desta forma, quando as pessoas enfrentam ideias que desafiam suas crenças, elas deveriam pensar criticamente sobre essas crenças ou dogmas. Certamente, se refletirem, poderão fazer uma reavaliação das crenças, e, consequentemente, uma aproximação da verdade.
Adicionalmente, quando distorcem crenças e dogmas para pessoas mentalmente vulneráveis, elas tornam-se escravas dessas crenças. Desse modo, questionar essas crenças e dogmas ajuda as pessoas a se libertarem e a alcançarem a liberdade da mente e até do corpo.
E, sem dúvida, quando as pessoas vivem seguindo pessoas que são falsas com suas narrativas, são muito infelizes no seu interior. Questionar essas aparências de felicidade ajuda as pessoas a verem o mundo de uma forma mais real e não imaginária e fantasiosa.
É claro que questionar as crenças e opiniões sempre é uma tarefa difícil e desafiadora. É preciso ter coragem para enfrentar ideias que são contrárias àquilo que as pessoas acreditam. Como se não bastasse, ser sincero e transparente, neste mundo digital que idolatra a destruição da verdade(5), é quase um crime.
No entanto, a recompensa pode ser grande, especialmente quando alguns poucos param para refletir e questionar. Com toda a certeza, é através do questionamento que as pessoas podem encontrar a verdade, a liberdade e até a felicidade.
CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS
É importante ressaltar que questionar as crenças e opiniões não significa simplesmente discordar delas. Questionar significa, antes de tudo, pensar criticamente sobre elas, com o objetivo de avaliar sua validade e justificação.
Além disso, é importante respeitar as pessoas, mesmo quando se discorda de suas crenças. Questionar as crenças de alguém não significa desrespeitá-la como pessoa. E, como diria o filósofo, separar ideias, coisas e pessoas não é para qualquer um...
Por fim, é importante lembrar que o questionamento das crenças é um processo contínuo. À medida que as pessoas aprendem e crescem, suas crenças também mudam.
E, por mais que as pessoas utilizem justificações como "tô zoando", "é ironia" e afins, vamos filosofando durante a vida, e "Amanhã tem mais ..."
P. S.
Privei a todos de um comentário sobre Paul Kleinman, em respeito ao autor do livro, a crítica foi muito agressiva. IMHO.
"Este texto, e a sua conclusão são de minha autoria. Não me responsabilizo por nenhuma interpretação a partir de minha opinião explícita ou implícita. Podem, ou não, ser uma exceção à própria regra basilar da filosofia. Desse modo, nada é imoral ou aético, a menos que eu assim o considere. Destarte, não deve suscitar qualquer reação violenta em legítima defesa de qualquer crença básica por parte dos seus leitores". CQD.
(*) "Filosofando - Introdução à Filosofia" em https://pnld2018.moderna.com.br/-/filosofando-introducao-a-filosofia
(1) "Entre sem bater - Paul Kleinman - Filosofando" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/15/entre-sem-bater-paul-kleinman-filosofando/
(2) "A filosofia no Século XXI" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/02/05/a-filosofia-no-seculo-xxi/
(3) "Entre sem bater - Raul Seixas - Metamorfose Ambulante" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/08/21/entre-sem-bater-raul-seixas-metamorfose-ambulante/
(4) "Entre sem bater - Bernardin de St. Pierre - As Narrativas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/07/entre-sem-bater-bernardin-de-st-pierre-as-narrativas/
(5) "Entre sem bater - Bill Clinton - Destruição da Verdade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/13/entre-sem-bater-bill-clinton-a-destruicao-da-verdade/