O JOGADOR
Ronaldo José de Almeida
Depois de mais de 40 anos de serviço prestado como Superintendente da Receita Federal, Dr. Roboão de Alencar Feitosa aposentou-se.
Pessoa culta de vasto conhecimento, hábitos finos, dificilmente saía de casa, dispensava os convites para festas, recepções ou coisa parecida, preferia à calma do sacrossanto lar onde podia ouvir suas músicas clássicas ou ler e reler seus livros.
No final de semana quando os filhos vinham a sua casa e sempre traziam os netos, Dr. Roboão embora se aborrecesse com a balburdia promovida pelos pirralhos, não demonstrava contrariedade, atendia a todos com educação e gentileza, o que causava admiração.
No aniversário da cidade, como comemoração da data festiva, o Parque de Exposição promoveria rodeios, leilões de gado, shows com grandes cantores etc.
Causando grande surpresa a sua família, o aposentado na hora do almoço anunciou aos presentes que iría ao Parque de Exposições e pediu a Dona Custódia, sua esposa que mandasse o motorista tirar o carro da garagem.
Conforme anunciado Dr. Roboão foi ao Parque, andou por toda parte, assistiu ao rodeio, visitou os currais de gado e cavalos e foi parar nas bancas de jogos, quando então parou extasiado fixando o olhar numa mesa de roleta.
Primeiramente observou por algum tempo, depois resolveu também a jogar, e assim o fez.
O tempo passou rapidamente, quem visse a cena não acreditaria, aquele senhor impecavelmente vestido, que nunca falava alto, estava ali no meio do jogo totalmente transfigurado.
Dr. Roboão gritava, gesticulava e quando ganhava se abraçava com os colegas do jogo, que já conhecia pelo nome; ou seja, Agenor açougueiro do mercado central, Gonçalo pedreiro, Cordiolino dono de boteco, pessoas simples, mas socialmente bem distante
De longe Ananias, o motorista sorria com a cena que presenciava, olhando no relógio viu que o patrão se esbaldava há mais de seis horas, pensou em alertá-lo sobre o adiantado da hora, porém nunca o tinha visto tão feliz, resolveu deixar e ficar de longe montando guarda.
Ananias olhou para o lado e comentou com um desconhecido que também olhava com interesse a barraca de jogos;
Realmente o jogo é um nivelador social.