Entre Sem Bater - Síndrome do Pavão
Adam Goldberg disse:
"... o Twitter é a união do narcisismo e do voyeurismo em alta velocidade que não se contêm em 280 letras..."
Podemos dizer que Adam Goldberg é um ator com pouca expressão, mas que manifesta-se com alguma qualidade. Sua frase sobre os narcisos e o Twitter, certamente é uma inspiração para que a Síndrome do Pavão tenha reconhecimento global. E que as imprecisões da sua frase sejam pouco relevantes para a boa ideia.
SÍNDROME DO PAVÃO
Em primeiro lugar, são necessárias algumas explicações e esclarecimentos.
A utilização do termo síndrome pode causar confusão ou perplexidade para a maioria dos leitores. Do mesmo modo que as palavras que temos como opção, seriam igualmente politicamente incorretas. Por isso, sintam-se à vontade para substituir a síndrome por transtorno, doença, distúrbio ou similares.
Contudo, a ideia aqui é determinar que a síndrome do pavão, que existe a séculos, ganhou projeção para os narcisos em tempos modernos. Inquestionavelmente, muitos destes pavões narcisistas apresentam todos os sintomas para qualquer diagnóstico possível.
Antes que os especialistas em comportamento nas redes sociais apareçam, ressalto que este texto tem seus destinatários específicos. Desta forma, qualquer um que quiser vestir a carapuça, ou apontar dedinho noutra direção, pode se sentir à vontade.
Sente-se e aproveite mais alguns minutinhos sobre a dissertação que os portadores da síndrome do pavão não podem refutar.
Optamos por síndrome, mas poderia ser uma abordagem mais profissional que classificaria como TPN crônica(*).
NARCISISMO
Certamente, não há uma síndrome oficial de nome "síndrome do pavão", seria uma possibilidade para processos, tretas e acusações. Contudo, existem conceitos e teorias na psicologia e da até da psiquiatria que podem ajudar a entender comportamentos semelhantes. O termo "narcisismo" descreve, por exemplo, pessoas que têm uma necessidade excessiva de atenção e admiração. Desse modo, poderíamos dizer que seria um estágio inicial ou pacífico que antecede a sociopatia(1).
A princípio, as pessoas com "síndrome do pavão" podem apresentar alguns comportamentos característicos do narcisismo, como:
Busca constante de atenção e reconhecimento;
Sentimento de superioridade em relação aos outros;
Tendência ao exibicionismo e a chamar a atenção;
Alta sensibilidade a críticas;
Incapacidade de aceitar a derrota.
Assim sendo, o que vemos no Twitter, e nas plataformas digitais e redes sociais, são usuários cometendo pecados digitais(2) e exibindo transtornos.
O Twitter, segundo alguns analistas comportamentais, é o espaço onde a ira manifesta-se abertamente. Do mesmo modo que outros pecados como a soberba e a inveja encontram ambientes digitais propícios para pavões e sociopatas. Em suma, parafraseando Umberto Eco e Nélson Rodrigues ...
- Os narcisos e pavões da aldeia ganharam o mundo com as redes sociais, e estamos perdendo a guerra, pois eles são muitos.
EPIDEMIA
As redes sociais, sem dúvida, revolucionaram a forma como nos comunicamos e nos relacionamos com o mundo. Através delas conectamos pessoas de todas as partes do planeta, que podem nem falar nosso idioma. Desse modo, compartilhamos nossas ideias e experiências e construir uma imagem de nós mesmos pode ser o objetivo final.
No entanto, esse novo ambiente também criou um terreno fértil para o desenvolvimento de comportamentos narcisistas.
As ações que encontramos nos narcisistas ganharam destaque nas pessoas portadoras da síndrome do pavão.
A síndrome do pavão refere-se a pessoas que apresentam atitudes narcisistas em excesso, nas redes sociais. Esses comportamentos ocorrem em diferentes áreas da vida, incluindo o trabalho, as relações pessoais e o uso das redes sociais.
Nas redes sociais, as pessoas com síndrome do pavão tendem a se exibir, postando fotos e vídeos de si mesmas com glamour e ostentação. Como se não bastasse, compartilham informações sobre suas conquistas pessoais, sejam elas reais ou imaginárias.
Enfim, essas pessoas estão sempre em busca de atenção e reconhecimento, e usam as redes sociais como seu trono ou palco. Estão ali para se mostrarem e se sentirem superiores aos outros.
Enfim, elas acreditam que são mais do que especiais e merecem a admiração da patuleia e não podem receber críticas.
SOCIEDADE E COMPORTAMENTO
Assim sendo, este comportamento narcisista nas redes sociais tem consequências negativas para o indivíduo e para a sociedade. Para o indivíduo, gera problemas de autoestima, isolamento social e dificuldade de manter relacionamentos saudáveis. A sociedade sofre com a disseminação de valores individualistas, atitudes egocêntricas e o aumento da desigualdade social.
PAPEL DAS REDES SOCIAIS
As redes sociais são um ambiente propício para o desenvolvimento destes comportamentos anômalos por vários motivos.
Em primeiro lugar, elas oferecem e valorizam ações para que as pessoas se exponham e busquem atenção. Em segundo lugar, elas criam uma falsa sensação de superioridade, pois permitem que as pessoas comparem suas vidas com as dos outros. Finalmente, elas chegam a impedir a aceitação de críticas, pois as pessoas podem simplesmente bloquear ou excluir quem as critica.
Como se não bastasse, as pessoas não percebem, mas redes que eliminam opções irônicas ou coisas como "não curti", querem só a polêmica. Desse modo, narcisos e pavões vão avançando na seletividade ou selvageria dos relacionamentos.
OPORTUNIDADES
Assim sendo, podemos apresentar alguns exemplos de como as redes sociais contribuem para o desenvolvimento da síndrome do pavão:
O algoritmo das redes sociais privilegia posts que recebem muitos likes e comentários. Isso cria uma pressão para que as pessoas postem conteúdos que sejam cativantes e que chamem a atenção.
As redes sociais permitem que as pessoas criem uma imagem de si mesmas que não corresponde à realidade. Isso sugere um sentimento de superioridade e a dificuldade de aceitar a realidade.
As redes sociais dificultam o contato com pessoas que possam oferecer críticas construtivas. Isso provoca uma visão míope de si mesmo e eleva a dificuldade na aceitação de críticas e declarações sinceras.
Em contextos sociais e de trabalho, a busca por destaque excessivo advém de várias influências negativas:
baixa autoestima;
necessidade de validação;
falta de habilidades sociais;
insegurança social;
baixa capacidade cognitiva;
outras.
É importante observar que nem todas as pessoas que buscam destaque possuem TPN ou um problema psicológico significativo. E, por outro lado, o cuidado excessivo para não "aparecer", pode transparecer outros defeitos comportamentais inexistentes.
Em suma, enquanto não existe, oficialmente, uma síndrome específica do pavão, podemos tratar como um grave problema social. Por isso, conceitos psicológicos, como narcisismo e complexo de superioridade, são sintomas clássicos preliminares. O que os especialistas deveriam avançar é nos estudos dessa doença do mundo moderno e buscar soluções.
SEM SAÍDA
Se você acredita que pode estar apresentando comportamentos narcisistas, é importante buscar ajuda profissional. A princípio, um psicólogo pode ajudá-lo a entender as origens e a desenvolver mecanismos para lidar com elas. Contudo, ao se olharem no espelho, a maioria dos narcisistas prefere ver os defeitos do espelho.
Além disso, é importante estar ciente dos riscos do uso das redes sociais. Use-as de forma consciente e racional evitando aquela comparação com outras pessoas, que vocês costumam fazer com a bílis. Lembre-se de que, teoricamente, cada pessoa é única e que a necessidade de se sentir superior ou inferior a alguém pode ser uma cilada.
Algumas dicas, como sugestão, mitigam o desenvolvimento da síndrome do pavão em cada um:
Concentre-se em seus pontos fortes e qualidades, mas também reconheça suas limitações.
Busque relacionamentos com pessoas que o aceitem e o valorizem pelo que você é.
Evite se comparar com os outros.
Seja grato pelas coisas que você tem.
Muito cuidado com a sinceridade e as críticas que faz a todos, o mundo atual é dos pavões e dos hipócritas.
A síndrome do pavão é um problema que pode afetar a vida de muitas pessoas. No entanto, é possível lidar com ela com o apoio profissional e a conscientização sobre os riscos do uso das redes sociais.
Você até pode adorar ter a síndrome do pavão, mas cuide se sua cabecinha. "Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) TPN - Transtorno de Personalidade Narcisista - Wikipedia.
Adoro quando textos como os pavões, que não agradecem nem os elogios que fazemos, após lerem um texto como este, engolem seco.
(1) "Entre sem bater - Adam Goldberg - Síndrome do Pavão" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/14/entre-sem-bater-adam-goldberg-sindrome-do-pavao/
(2) "Entre sem bater - Lee Camp - Os Sociopatas"
(3) "Pecados - as origens e o mundo digital"