Ratos

"Não sou um rato, não quero ser um rato", dizia para si mesmo Luís da Silva, o protagonista do trágico romance Angústia, de Graciliano Ramos. Luís tinha complexo de inferioridade, temia ser menosprezado pelas pessoas, como o são os ratos.

Pois o destino brincalhão achou um jeito de igualar Luís e os ratos. Bem, um rato em específico: o Mickey. Para isso ele teve a ajuda das leis de direitos autorais dos EUA e daqui. Luís (e por extensão todos os personagens das obras de Graciliano) estão no mesmo barco -- o “Vapor Willie”, do curta de 1928, já que as leis abrangem por enquanto apenas a primeira versão do Mickey.

Sim, os romances de Graciliano Ramos com seus sofridos personagens agora podem ser comercializados por qualquer editora, sem pagar direitos aos herdeiros do autor, os quais não acharam graça na brincadeira de deixar Graciliano 'grátis'. Paciência. Lei é lei.

Agora precisamos é que um cineasta/animador talentoso faça um crossover de Vidas Secas e Mickey Mouse. Imaginem o camundongo caricato no papel de Fabiano, dizendo "Anda, excomungado."

Valeria o ingresso?

Renan S F Almeida
Enviado por Renan S F Almeida em 13/01/2024
Código do texto: T7975950
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.