QUANDO UM FUTURO PADRE ENTRA NUMA "ZONA" DE CONFLITO

Sobre este tema, quero deixar bem claro, que não se trata do momento em que um seminarista fica em dúvida sobre a sua vocação sacerdotal. Aliás, em partes sim, mas foi algo efêmero. O fato que passo a narrar foi verídico, porém só abalou um pouco a consciência daquele estudante, mas logo ele soube relevar aquele súbito dilema. Aconteceu o seguinte: a igreja católica começou a fazer uma campanha, não a da FRATERNIDADE, porém uma outra sobre a importância da participação da família cristã nas suas atividades religiosas. Até que ponto os fiéis estavam tão apáticos? E a igreja pretendia com isso recolher "aquelas ovelhas" consideradas desgarradas do seu seio. Portanto, era um serviço de conscientização e chamamento para uma participação mais efetiva e eficaz. E para uma melhor eficácia deste trabalho ele foi focado mais na periferia da capital piauiense. As equipes de seminaristas, divididas em duplas, se espalharam pela cidade fazendo suas pesquisas. Estava indo tudo muito bem, tudo muito bonito, mas houve uma exceção: uma destas dupla caiu numa emboscada. Numa das ruas mais afastadas, antes de se anunciarem como pesquisadores da igreja, algumas "ovelhas, literalmente, desgarradas" ficaram eufóricas com aquela presença repentina. Sim, sem saber, uma dupla se infiltrou numa zona de meretrício. E a provocação foi imediata com insinuações pra lá de maliciosas, como por exemplo: "Oh, como Deus é maravilhoso em nos mandar este presentão!" - dizia uma. "Só respondo a pesquisa de vocês no sofá ou na cama, se preferir" - murmurava outra toda dengosa. Um deles ainda tentou se safar, dizendo: A nossa pesquisa é apenas de porta em porta, jovem. "Obrigado, pela jovem, mas você pode fazer essa tal pesquisa de porta em porta de nossos quartos, vem?" Em síntese, como daquele mato não sairia coelho, sorrateiramente, com educação eles até tentaram esboçar o seu trabalho, mas nenhuma levou a sério, na realidade, elas estavam querendo mesmo era "trabalhar", para não dizer outra coisa mais prazerosa. Quando eles chegaram ao seminário e este assunto veio à tona, a risada foi geral sem falar. Mas até que uma daquelas mulheres demorou saiu do pensamento de um daqueles futuros padres. Eles cumpriram as palavras do evangelho: "Atirem a primeira pedra quem não tiver pecado" e procuraram comparar uma delas como Maria Madalena, a pecadora que lavou os pés de Cristo com um perfume caríssimo, o que deu o que falar.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 13/01/2024
Código do texto: T7975643
Classificação de conteúdo: seguro