Entre Sem Bater - Felicidade Perigosa
George Bernard Shaw disse:
"... o fato de um crente ser mais feliz do que um cético não é mais relevante do que um homem bêbado ser mais feliz do que um homem sóbrio ..."(1)
Bernard Shaw produziu muitos textos e seus personagens são responsáveis por muitas frases que deveriam levar todas a uma reflexão. Contudo, os crentes, céticos, bêbados e sóbrios, assim como muitos outros, querem ter razão e adotar frases de forma conveniente. A felicidade não está naquilo que vemos e nem no imediatismo egocêntrico que o planeta experimenta atualmente.
FELICIDADE PERIGOSA
Com toda a certeza, o tema (palavra-chave) felicidade está presente em frases de todas as personalidades, pensadores e filósofos. Assim sendo, faz-se necessário um complemento, para formar um termo que dê destaque à palavra, em função do autor da frase. Desse modo, felicidade perigosa é o destaque da frase de Bernard Shaw.
Enfim, a grande pergunta que fica é: como pode existir uma felicidade perigosa?
CRENTE x CÉTICO
Em primeiro lugar, reforço a ideia de que analogias e metáforas podem ser perigosas pois, nem sempre, o emissor e receptor estão no mesmo diapasão. Como se não bastasse, os que surfam nas redes sociais não sabem o que significa e para que servem as analogias e as metáforas.
A frase completa que está no contexto de "Androcles e o Leão" (1913) de Bernard Shaw, surpreendentemente 110 anos atrás, é:
"O fato de um crente ser mais feliz do que um cético não é mais relevante do que o fato de um homem bêbado ser mais feliz do que um sóbrio. A felicidade da credulidade é uma qualidade de felicidade barata e perigosa, e de modo algum uma necessidade da vida." (Prefácio de "A importância do inferno no esquema de salvação").
FELICIDADE DE APARÊNCIAS
Somos, todos os humanos, em certas circunstâncias, felizes, independente de sermos céticos ou crentes, de estarmos bêbados ou sóbrios. Tudo, ou quase tudo, sempre gira em torno de conveniências ou interesses de grupos ou de uma certa felicidade de aparências. As redes sociais elevaram esta felicidade a níveis da estratosfera. Desse modo, a felicidade é barata e perigosa, para dizer o mínimo. As aparências desta felicidade têm comprovação nos perfis de qualquer pessoa que se relacione com outras.
Por outro lado, as pessoas tomaram este tipo de felicidade perigosa como uma necessidade de suas vidas. Entretanto, este comportamento, além de hipócrita e falso, torna-se perigoso não apenas para quem o pratica, mas para muitas pessoas ao seu redor.
Crentes e céticos, assim como bêbados e sóbrios de informações, entraram numa espiral descendente que parece não ter retorno.
O BOM CÉTICO
Como um bom cético, sóbrio e sem medo de ser feliz, digo que perdemos, de goleada. #MAKTUB !
Em suma, um crente ou um cético, bêbados ou sóbrios, podem sofrer influências que os levam a uma felicidade perigosa, barata e, certamente, muito cruel.
(1) "Entre sem bater - George Bernard Shaw - Felicidade Perigosa" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/30/entre-sem-bater-g-bernard-shaw-felicidade-perigosa/