CRÔNICAS - AS GOIABAS DO MEU QUINTAL...?!

CRÔNICAS - AS GOIABAS DISPONÍVEIS NO QUINTAL...

Com certeza os pássaros já se informaram que existem três pés de goiabas vermelhas no meu quintal, pois a frequência deles além da ração dos meus dois cães que nem sempre comem tudo dividem com os pássaros tanto à água de beber que geralmente troco devido ao calor... e após tal visita dos pássaros além de se banharem na mini-piscina (bebedouro dos cães) simplesmente defecam dentro do bebedouro...

E quando ouço o chilrear dos pássaros festejando a comida 0800 e além disso a piscina onde se refrescam e ainda de sobremesa ou sobre a árvore que é a goiabeira ou a jabuticabeira que também durante 4 vezes ao ano fornece lindas jabuticabas disposição dos alados visitantes que adoram até fazer o ninho no pé de jabuticabas, que com certeza a comida já está na mesa para seus filhotes, preguiçosos que querem na boca e mamãe pássaro fêmea ou macho colhe e lhes dá na boca...

Nem me importo, pois mesmo dividindo com os pássaros tem frutas suficientes de sobra para que eu possa colher e dividir com os meus vizinhos que moram por perto, e assim não apodrecem ou secam no pé... pois as jabuticabas ficam iguais as uvas passas somente a casca seca pendurados no caule da jabuticabeira...

Quanto às plantas da Via Anhanguera, por enquanto todas elas crescem, mas vai um bom tempo para que as plantas frutíferas possam dar frutos... temos a Mangueira que já deu bons frutos, mas o povo colhe-as verde para comer com sal e dai nem esperam que elas cresçam mais e amadureçam...

O pé de amoras se não fosse o incêndio proposital de queimarem o lixo debaixo da planta estaria ela inteira produzindo amoras, mas alguém durante a noite colocou lixo e acendeu um fósforo e desencadeou uma queima de 50% do pé de amoras... que está demorando já mais de um ano se restabelecer...

O capim santo ou erva-cidreira já tem dado folhas suficientes e mais mudas estão se propagando numa touceira enorme e que o povo já conhece e de vez em quando são levadas para chá que fico feliz por estar colaborando pela saúde dos vizinhos...

O pé de babosa que plantei apenas uma só muda hoje em sua volta tem mais 12 crescendo e já da primeira muda muita gente já aproveitou levar para utilizar como tratamento para seus cabelos e outros para fazer refrescos com a precaução de deixar por várias horas para que tal líquido amarelo que é tóxico sai no balde com água e posterior retirada da casca mais grossa o resto é comestível e para suco que faz muito bem para várias possíveis doenças, como até mesmo câncer... já está sendo de bom uso pelos nossos vizinhos...

Quanto aos pés de abacaxi se não fosse os queridos presidiários que fazem tal limpeza a cada 3 meses na região da Via Anhanguera confundirem com mato os tais pés de abacaxi mais de 12 deles que ainda eram mudas foram simplesmente cortadas em suas folhas, mas como a raiz está firme estão voltando a renascer...

Há também mais dez novos plantados de abacaxis pela área em volta de outras plantas como abacateiro, que parece que não gostaram do terreno que ainda não evoluíram e talvez vão demorar bem mais que o abacateiro do meu quintal que em menos de 3 anos está com 5 metros de altura...

Temos lá também 5 pés de abacate, 1 pé de ameixa... e mais 5 pés de limão, e 4 pés de laranja lima... claro que tudo isso vai demorar a produzir pois geralmente são de 4 a 5 anos se não forem enxertadas... enfim ficarão para quem puder cuidar quando eu me mudar daqui do bairro ou me for desta vida para prestar contas lá com Deus!!!

Mas até lá vou cuidando de replantar quando alguém as pisa por maldade... pois debaixo da amoreira já encontrei tubos plásticos de drogas em suas reuniões pela noite, pois fica bem perto da segunda passarela sobre a Via Anhanguera...

Você acredita que no meu quintal tem mais de 40 plantas em 25 m² de espaço de terra e onde já tem o abacateiro e dois pés de jaca, e 3 pés de goiaba, 2 pés de jabuticaba e 3 pés de acerola e mais uns 10 pés de abacaxi, fora os vários pés de Ora pro Nobis, e pepino do mato ( que faço pickles com eles)!!!

Nota do autor:- Espero que me perdoem de ser tão prolixo, mas é prova que estou me divertindo brincando de ser jardineiro ou algo mais!!! A minha salada de hoje tem folhas de Ora pro Nobis, e também rúcula que plantei no quintal!!! Estão servidos???

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 13/01/2024
Código do texto: T7975296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.