HOLODOMOR

Na recepção ,de um órgão público, eu estava sentado ao lado de dois senhores que, pelos seus cabelos brancos, me pareceriam já idosos e, pela qualidade de seu diálogo, eu não tive dúvidas, de que eram homens de cultura.

Falavam, eles, sobre História Universal e me foi impossível não ouvir o teor da conversa que versava sobre o fato histórico HOLODOMOR, o qual despertou minha curiosidade pois em meus tempos de estudante nunca, dele, ouvi qualquer referência e, portanto, ignorava totalmente de que se tratava.

Quando um deles começou a falar e explicar sua versão do fato, o outro foi chamado para ser atendido e a conversa foi interrompida com o tradicional: Outra hora conversamos...

Mas, comigo ficou uma curiosidade enorme e, chegando em casa, fui direto para o CHAT GPT( Inteligência Artificial) buscar respostas elucidativas do diálogo que, entre os dois senhores, foi interrompido.

E lá encontrei o que segue e que compartilho com meus amigos e leitores:

“O Holodomor foi uma grande fome que ocorreu na Ucrânia, entre os anos de 1932 e 1933, durante o regime de Josef Stalin, na União Soviética.

A palavra "Holodomor" significa "morte por fome" em ucraniano e refere-se, especificamente, à fome provocada, deliberadamente, pelo governo soviético como uma forma de repressão e controle sobre a população ucraniana.

Durante esse período, a União Soviética implementou uma política econômica que visava a coletivização- forçada -da agricultura, que incluía a confiscação de terras e alimentos dos camponeses ucranianos.

As autoridades soviéticas impuseram altas cotas de produção de grãos, retirando a maior parte da colheita para exportação, deixando os ucranianos sem comida suficiente para sobreviver.

Além disso, foram impostas restrições de movimentação individual ou coletiva que proibia a população sair das áreas rurais, agravando ainda mais a fome.

Estima-se que entre 2,4 e 7,5 milhões de pessoas morreram durante o Holodomor sendo, todos, ucranianos.

Indivíduos famintos foram impedidos de buscar alimento em outros lugares e suas propriedades foram confiscadas, agravando ainda mais a situação.

As vítimas do Holodomor incluíam crianças, idosos e mulheres grávidas.

Apesar de existir um debate político em relação às motivações e intenções por trás do Holodomor, a maioria dos historiadores concorda que foi uma tragédia provocada pelo governo soviético, com o objetivo de sufocar qualquer resistência ucraniana à coletivização forçada e ao regime de Stalin.

O Holodomor é considerado uma das maiores tragédias humanitárias do século XX e é reconhecido internacionalmente como um genocídio.

Após o colapso da União Soviética, a Ucrânia tornou-se independente e o Holodomor passou a ser, oficialmente, reconhecido como um evento ligado à perseguição sofrida pelo país.

Hoje, é lembrado como um símbolo da resistência ucraniana e da luta pela independência e soberania do país.”

Esclarecido o fato histórico, para mim ficou, devidamente explicado, como sendo mais ato de terror e banditismo totalitário- dos tantos praticados- pelo comunismo russo para expandir seus limites e dominar países e pessoas e que, agora, se reedita com a guerra implacável praticada, por outro dirigente mas pela mesma Rússia, contra a Ucrania.

(Recanto da Ana e do Erner 10.01.24- Capão Novo- Capão da Canoa)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 12/01/2024
Código do texto: T7974748
Classificação de conteúdo: seguro